Diplomatas americanos apresentaram ao governador Confúcio Moura, nessa quinta-feira (6), programas educacionais e culturais de missão diplomática dos Estados Unidos desenvolvidos no Brasil. A intenção é levar estudantes e profissionais de Rondônia para fazer intercâmbio na área educacional e de pesquisa no País americano.
O vice-cônsul da Embaixada Americana no Brasil, Joseph Geraghty, e o adido cultural, Justen Thomas, reuniram-se com o governador, secretários de Estado e representantes de emissoras de televisão para mostrar os programas de intercâmbio que existem entre o Brasil e Estados Unidos, mas que beneficiam mais pessoas do Sudeste do País, por isso há necessidade de divulgá-los também na região Norte.
O governador Confúcio Moura gostou dos programas de intercâmbio apresentados e determinou que os secretários de Estado da Educação (Seduc), Júlio Olivar, e de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Francisco Leilson (Chicão) para que realizem todos os procedimentos necessários para viabilizar essa parceria com os Estados Unidos. O governador ressaltou a importância desse intercâmbio, afirmando que “todo desenvolvimento na área de tecnologia nos interessa”.
O intercambio varia de três meses a um ano, dependendo da área de atuação do aluno ou do profissional. O primeiro passo será implantar o curso de idiomas nas escolas de ensino integral. Para ser beneficiado com o programa, o aluno terá que atender algumas exigências, entre elas falar e escrever inglês.
Ao final do encontro, o governador Confúcio Moura e os diplomatas americanos trocaram presentes e concederam entrevista aos veículos de comunicação.