Estreitar as relações econômicas e sociais, buscar cooperação em energia, tecnologia, inovação e educação são os assuntos discutidos na Casa Branca em Washington – EUA, nesta segunda-feira (9 de abril), pela comitiva que acompanha a presidente Dilma Rousseff. O encontro “Brasil-EUA: parceria para o século 21” está sendo promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), US Chambers of Commerce e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).
O presidente da CNI convidou três representantes de federações para integrar a comitiva. O presidente da FIERO, Denis Roberto Baú; o presidente da Federação do Distrito Federal, Antonio Rocha da Silva e o presidente da Federação do Estado do Paraná, Edson Luiz Campagnolo. Também fazem parte do grupo o presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, o CEO da Embraer Frederico Curado, Maria das Graças Foster da Petrobras e Fernando Musa da Braskem América.
“Nesse encontro mostraremos que temos condições de criar tecnologia e não somente vendermos o que é criado em outros países”, explicou Baú. O presidente da FIERO, disse que tão logo termine o encontro estará de volta aos seus compromissos na federação.
Um dos acordos firmados durante a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março do ano passado estabelecia a criação do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (TECA), comissão para discutir as dificuldades do comércio bilateral.
Outro acordo instituiu uma linha de crédito de US$ 1 bilhão do Eximbank americano destinada a obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e para projetos de exploração do petróleo do pré-sal brasileiro.