Projetado para abrigar as secretarias, autarquias, órgãos e instituições da administração estadual, o Complexo Rio Madeira já tem datas marcadas para mudança das primeiras secretarias e da inauguração.
No início de setembro começam se instalar as primeiras secretarias. No dia 12 do mesmo mês será instalado um painel de leed com a contagem regressiva de 100 dias para a inauguração do Complexo.
As informações foram dadas pelo governador Confúcio Moura ao visitar a obra acompanhado de secretários estaduais e deputados.
A responsabilidade pela conclusão da obra é do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Lúcio Mosquini, que assumiu interinamente a titularidade do Departamento de Obras Civis e Serviços Públicos (Deosp).
“Haverá uma economia de cerca de R$ 60 milhões anuais com a transferência dos órgãos públicos para o complexo”, afirmou Mosquini. Cerca de 200 pessoas estão trabalhando atualmente na obra, que será entregue aos servidores estaduais e à população no dia 22 de dezembro.
O deputado Maurão de Carvalho elogiou o governador Confúcio Moura por ter delegado a Lúcio Mosquini a titularidade do Deosp e pela agilização das obras. Maurão ressaltou ainda a importância do empreendimento para o estado de Rondônia e disse que a Assembleia está à disposição do Governo.
O governador Confúcio Moura disse que a obra era para ter sido inaugurada no governo passado e até então continua inacabada, “mas no dia 12 de setembro faremos um grande ato simbólico para iniciarmos a contagem regressiva para a data de inauguração, que será dia 22 de dezembro”, anunciou.
Confúcio também disse que a mudança para o complexo será feita de forma gradativa. Os primeiros órgãos a ocuparem o prédio serão o DER e Deosp, depois Educação, Saúde e assim sucessivamente. A única secretaria que irá permanecer no mesmo local será a Sedam, por se tratar de um órgão ambiental e que já está instalada em um local adequado para o seu funcionamento.
O Complexo Rio Madeira tem mais de 16 mil metros quadrados de construção nos cinco prédios, irá abrigar 23 secretarias e terá capacidade para 7.268 servidores. O estacionamento terá capacidade para 1.600 carros. Já foram investidos R$ 144 milhões.
Também visitaram as obras do Complexo Rio Madeira os deputados estaduais Euclides Maciel, Jean de Oliveira, Zequinha Araújo e Edson Martins, além do senador Tomaz Correa e outras autoridades.