A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira para falar sobre a realização da Operação Ágata 7. A operação, iniciada no último sábado (18), realiza ações de fiscalização contra crimes em toda a faixa de fronteira, como descaminho, tráfico de armas e de drogas, contrabando e crimes ambientais.
O Exército está atuando de forma integrada com os demais Órgãos de Segurança Pública e instituições federais como ABIN, PRF, Delegacia Fluvial de Porto Velho, Base Aérea de Porto Velho e a Polícia Militar de Porto Velho. Um efetivo de 25 mil militares e 10 mil agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais foram empregadas na operação que combate ilícitos entre as regiões de fronteira entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS).
Segundo o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Ubiratan Poty, nos três dias de operação a mobilização já conseguiu apreender dois quilos e meio de cocaína na entrada de Porto Velho sentido Rio Branco (AC) e dois tratores avaliados em R$ 150 mil reais. A Operação Ágata 7 não tem data prevista para terminar.