Oito dias após a reunião entre os empresários da Rua da Beira, marginal à BR-364, no perímetro urbano de Porto Velho, e o governador Confúcio Moura, realizada no último dia 19, as obras de recuperação do trecho serão iniciadas imediatamente e concluídas em 50 dias.
O anúncio foi feito pelo próprio governador, que recebeu nesta quarta-feira (26), o autorizo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tocar as obras com recursos do próprio Estado. Confúcio foi até a Rua da Beira para comunicar aos empresários que o clamor, que não é apenas deles, mas de toda população que utiliza aquele trecho da rodovia, será atendido imediatamente.
No encontro do dia 19, Confúcio Moura comprometeu-se a solucionar o problema. “Só não começamos antes porque não poderíamos sobrepor nossa vontade a autoridade do órgão gestor”, disse ele. “Mas agora temos o aval do DNIT e vamos trabalhar”, completou. Segundo o governador, o Executivo vai dar ciência ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, órgãos de controle, a fim de que não haja mal entendido.
Confúcio determinou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Lúcio Mosquini, que dê início às obras imediatamente, destacando a necessidade de observar e seguir o projeto executivo e suas especificações técnicas, aprovado pelo DNIT.
A notícia do início das obras deixou os empresários bastante satisfeitos. Enrique Pacheco, um dos líderes do movimento pró-recuperação da área, agradeceu a rápida resposta do governador, que cumpriu o acordo assumido há tão poucos dias e enfatizou que restaurar todo o trecho não apenas vai beneficiar os comerciantes, como dar dignidade e saúde aos trabalhadores da região, que há algum tempo vinham sofrendo com doenças respiratórias. “Nossa cidade vai ficar muito melhor”, ressaltou.
O governador anunciou que o projeto do governo não é apenas a Rua da Beira, mas que pretende destinar a Porto Velho 150 km de asfalto. Uma meta que, segundo ele parece ousada, mas que é extremamente necessária para a capital.
Mais asfalto
O governo estadual deu início à pavimentação de 150 km de ruas nos bairros Pedrinhas, na região Central, e Floresta, na zona Sul, em Porto Velho. A rua Padre Chiquinho, entre a avenida Farquar e José de Alencar, no Pedrinhas, foi a primeira rua da Capital a receber o asfalto da usina de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) que o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) inaugurou na última semana.
O asfaltamento do trecho da Rua Padre Chiquinho foi concluído no último dia 20. Conforme o diretor-geral do DER, Lucio Mosquini, agora a equipe da usina de asfalto do DER segue para o bairro Floresta, onde governo trabalha no asfaltamento de 24 ruas.