Os bichinhos elevam nossos níveis deoxitocina, um hormônio conhecido por ser "do amor" e que nos traz um bem-estar emocional.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cada vez mais a ciência se atenta para os efeitos positivos que a presença de cachorros pode ter em pessoas que passaram por situações traumáticas.
A iniciativa Corthouse Dogs Foundation, por exemplo, treina os animais para confortar pessoas que estão passando por
processos penais estressantes. Isso porque pesquisas mostram que a presença de cachorros afeta o biológico dos humanos: os bichinhos elevam nossos níveis deoxitocina, um hormônio conhecido por ser "do amor" e que nos traz um bem-estar emocional.
"Cachorros têm um laço incrível com as pessoas", explicou Brian Hare, autor de The Genius of Dogs e professor de neurociência na Universidade Duke, nos Estados Unidos, em entrevista ao Business Insider. "Só fazer contato visual com cachorros já aumenta nossos níveis de oxitocina. Isso faz com que os animais sejam muito valiosos para pessoas que estão passando por estresse ou se recuperando de experiências traumáticas."
Como aponta o Science Alert, na semana que seguiu o atentado de Orlando, 12 golden retrievers treinados foram levados para visitar as vítimas e confortá-las. "Cachorros são excelentes ouvintes. Eles são confidentes e não registram os certos e errados. Eles não te julgam", afirma Hare.
VEJA TAMBÉM: Cientistas descobrem elemento que destrói o Alzheimer em ratos
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!