O técnico em radiologia é o profissional responsável por preparar o paciente para que este realize os exames de diagnóstico por imagem
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O colaborador da Astir, Marcos Flávio, pertencente ao quadro de serviços gerais na Astir, recém-formado em Técnico de Radiologia explica sua área de atuação.
O que faz o técnico em Radiologia?
No Brasil, é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985.
O técnico em radiologia é o profissional responsável por preparar o paciente para que este realize os exames de diagnóstico por imagem. Ele posiciona a pessoa para que se tenha uma imagem correta e opera os equipamentos.
Cabe ainda ao técnico aplicar medidas específicas de segurança para que os exames sejam realizados, manipular as imagens analógicas e digitais e cuidar de seu arquivamento.
O técnico em Radiologia, Marcos Flávio explica que atua em diversos segmentos dessa área que envolve atualmente uma gama complexa de serviços.
Realiza exames radiográficos convencionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme. Prepara o paciente e o ambiente para exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, como mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear.
Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando e comunicando casos de reações adversas, sob supervisão profissional pertinente. E ainda auxilia em procedimentos de medicina nuclear e radioterapia.
Marcos informa que está fazendo um estagio, sem remuneração na Astir, por livre e espontânea vontade, no setor de raios-x, conforme entendimento com o diretor executivo CB PM Alan Mota, intermediado pela colega Francinete Reis, com aviso suplementar do Dr. Itamar Meneguini.
“O Sr. Alan generosamente permitiu que eu exercesse a função, sem remuneração, por decisão minha, agradeço a Astir por me conceder essa oportunidade para colocar em prática e assim aprender mais a cada dia sobre minha formação técnica”, pontuou.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que a associação está sempre disposta a colaborar com a ciência, escolhida pelos seus colaboradores, como diz o velho ditado: Conhecimento nunca é demais, finalizou Alan.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!