Para ajudar pais e responsáveis, foi criado, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos. Neste ano, o documento será atualizado.
Sean Gallup/Getty Images / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Guia alimentar para crianças menores de dois anos foi criado em 2002 e deve ser atualizado neste ano; o material recebe sugestões até 25 de agosto.
Amamentar até que idade? Quando começar a dar alimentos? Que alimentos posso oferecer ao bebê? Essas são algumas das inúmeras dúvidas que surgem com a chegada de um novo integrante na família. Para ajudar pais e responsáveis, foi criado, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos. Neste ano, o documento será atualizado. O material está em consulta pública até 25 de agosto.
De acordo com o Ministério da Saúde, os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento adequado da criança e também para a formação de hábitos e para garantir saúde durante toda a vida. “A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo”, ressaltou a pasta.
A nova edição do documento está alinhada com o Guia Alimentar para a População Brasileira e traz recomendações sobre a alimentação das crianças nos dois primeiros anos de vida, para promover saúde, crescimento e desenvolvimento. “O guia pretende ser um apoio à família no cuidado cotidiano à criança, tanto nos momentos de dúvida, durante o aleitamento materno, como no enfrentamento aos desafios cotidianos, no estímulo à prática da cozinha e do comer juntos”.
A atualização deve subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores. “É essa a perspectiva, apresentar as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade”, disse o ministério.
A volta às aulas é um desafio para inúmeras mães, que precisam usar a criatividade para preparar lanches para as crianças. De acordo com a nutricionista Gabriela Cilla, os alimentos mais recomendados para a lancheira de uma criança são aqueles que possuem maior base natural, como alimentos preparados em casa ou frutas.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota apóia o Ministério da Saúde e incentiva os associados enviar sugestões ao órgão, sendo que o prazo termina 2m 25 de agosto. Acesse o link da fonte para maiores esclarecimentos.

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir
Alan fala que o ambulatório da Astir em Porto Velho conta diariamente com nutricionista de segunda as sextas-feiras pela manhã e as quartas à tarde, como também médico endocrinologista que atende quinta e sexta a partir das 15h00min horas, por agendamento.
“Em caso de dúvidas ou marcar consulta ligue para 3223 3686 ou celular funcional 9 9285-6131, para seu Mario conforto e rapidez no atendimento, finalizou Alan.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!