A Secretaria Estadual de Saúde Rondônia (Sesau) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (20), que 837 casos de influenza foram registrados somente em dezembro deste ano. Os dados apontam para um surto de gripe que afeta todo o Estado.
Segundo a pasta da Saúde, desses positivados para a gripe, 20 estão internados em leitos clínicos, sendo 9 homens e 11 mulheres.
Também há pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Sesau, uma criança de dois anos, um homem de 37 e um idoso de 75 desenvolveram sintomas mais avançados e precisaram ir para a UTI.
A Sesau anunciou também que dois pacientes positivados para a gripe, também foram contaminados com a covid-19 e estão com os dois vírus ativos simultaneamente. O secretário da Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, fez um alerta sobre essa contaminação duplicada.
“Um paciente não pode pegar as duas doenças. Hoje nós temos dois pacientes com covid e com a influenza então fica muito mais grave e a chance de ter complicações é muito maior”, disse Máximo.
Apesar do alerta, a Sesau afirma que os pacientes positivados com os dois vírus estão sendo assistidos e, até o momento, não desenvolveram sintomas graves.
O secretário revelou também que o Governo de Rondônia reservou leitos para atender pacientes com sintomas de gripe no Cemetron, Hospital de Base, Hospital Infantil Cosme e Damião e no Hospital de Campanha Regina Pácis, esse que deve ter uma ampliação no número de leitos.
Como se prevenir?
De acordo com as autoridades de saúde, a única medida para não desenvolver sintomas graves é tomando a vacina contra a gripe.
Em Porto Velho, todos postos de saúde estão atendendo para vacinação contra a influenza, segundo a prefeitura. Crianças a partir de seis meses, jovens, adultos, grávidas e idosos podem tomar o imunizante. A imunização contra a gripe é anual.
Uso de máscara, distanciamento social e os mesmos protocolos de saúde adotados para covid-19, também são medidas para conter a contaminação.