EXPLOSÃO: Casos de covid-19 aumentaram quase 750% no mês de junho em Porto Velho

O aumento de casos já impacta e o Tribunal de Justiça já tornou obrigatório o uso de máscara nos prédios do judiciário

EXPLOSÃO: Casos de covid-19 aumentaram quase 750% no mês de junho em Porto Velho

Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo | Unidade de Saúde Maurício Bustani lotada

Os casos de covid-19 tiveram um salto gigante no mês de junho em Porto Velho. Dados obtidos pelo Rondoniaovivo, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mostram um aumento de quase 750% no número de casos positivos na capital. 
 
Segundo o levantamento da Semusa, no mês de maio, Porto Velho registrou apenas 199 casos de covid-19. Já em junho, os casos saltaram em 748,7%. Foram 1.490 pessoas positivadas para o coronavírus. 
 
No entanto, esses casos são apenas os conhecidos pela Semusa. Na capital, a procura por testes de covid-19 também cresceu e isso está dificultando o controle da pasta municipal de saúde. Assim, muita gente está deixando de realizar o exame por falta de logística.
 
Um exemplo disso, é a dona Simone Carla Maloney, de 50 anos. Ela é moradora do bairro Tiradentes, região Leste de Porto Velho e afirmou ao Rondoniaovivo, na semana passada, que não conseguiu realizar o teste no posto mais próximo de sua casa.
 
Poucos testes
 
“Eu fui à Unidade de Saúde da Família Agenor de Carvalho, aqui perto da minha casa. Mas, quando eu cheguei lá a moça disse que eu não podia fazer o teste porque só estavam fazendo no posto Manoel Amorim de Matos, da zona Sul. Eu então não fui fazer o teste. Decidi me isolar e ficar em casa, mas sem o resultado de que realmente estou com o vírus”, contou Simone.
 
No início da semana, fotos divulgadas nas redes sociais mostraram uma fila gigante na Unidade de Saúde Manoel Amorim de Matos, localizada na rua Angico, bairro Cohab, zona Sul. As pessoas estavam à procura de realizar testes de covid-19.
 
Fila de pessoas em busca de testes de covid na Unidade de Saúde Manoel Amorim de Matos | Foto: Divulgação
 
Já na última terça-feira (5), a nossa equipe de reportagem visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maurício Bustani, na avenida Jorge Teixeira, onde também flagrou uma grande quantidade de pessoas procurando por testes e vacinação contra a covid-19.  
 
Unidade de Saúde Maurício Bustani | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
 
Essa escalada no número de casos, mostra que a covid-19 voltou a ganhar força. Em algumas cidades do país, o uso de máscara em locais fechados e abertos voltou a ser obrigatório. 
 
Em Rondônia, o Tribunal de Justiça também adotou a medida e, desde o dia 22 de junho deste ano, passou a exigir o uso do equipamento de proteção ao vírus da covid-19.
 
Em resposta ao Rondoniaovivo, a prefeitura da capital informou que “no momento não vai tornar obrigatório o uso de máscaras”. No entanto, garantiu o monitoramento e a campanha de vacinação ativa.
 
Para a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (Fiocruz-RO), Deusilene Vieira, essa explosão no número de caso é uma quarta onda da covid-19, mas com menos intensidade.
 
“O aumento do número de casos está correlacionado com o abandono das medidas preventivas, como por exemplo o relaxamento das medidas de distanciamento, o uso de máscaras em locais fechados”, destaca. 
 
“Cada vez que temos um expressivo aumento de casos, temos possibilidade de viver novas ondas da doença. O que nos favorece agora neste cenário é que parte dessa população está imunizada parcialmente”, finaliza.
 
Vacinação
 
Em todo o município, mesmo com a vacinação ativa, muita gente deixou de retornar aos postos de imunização para tomar outras doses das vacinas anti covid-19. Segundo a prefeitura, cerca de 23% da população não tomou a segunda dose do imunizante.
 
No caso da terceira dose, o número quase que triplica. São 65% da população que está apta a tomar a dose de reforço, mas ainda não procurou os postos de vacinação.
 
A prefeitura declarou também que segue com a programação diária de vacinação em todas as 19 unidades de saúde e também no Porto Velho Shopping. Os horários são diferenciados e servem para atender toda a população, garantiu a Semusa.
 
Confira os locais de imunização clicando aqui.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS