LENTIDÃO: Atraso em concessão de benefício pelo INSS prejudica beneficiários

Para o advogado previdenciário Raduan Moraes Brito, autarquia deve realizar concurso público ou uma força - tarefa para resolver o problema

LENTIDÃO: Atraso em concessão de benefício pelo INSS prejudica beneficiários

Foto: Divulgação

O atraso em concessão de benefícios pelo Instituto Nacional de Seguro Social ( INSS) agrava a situação de beneficiários. A causa dessa problemática é a demora  exorbitante para análise de requerimentos do INSS dentro do prazo previsto na lei do processo administrativo e no acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF ) entre o INSS e Ministério Público Federal.
 
Entre os motivos da morosidade estão: 
 
Ausência de servidor suficiente para análise dos requerimentos, por causa da falta de concurso para novos servidores, e o grande número de servidores aposentados, além do aumento expansivo de requerimentos sem servidor suficiente para analisá-los.
 
Consultado sobre essa realidade , o advogado previdenciarista , Raduan Moraes  Brito destaca: ”A falta de análise dos requerimentos ocasiona meses de espera sem que o beneficiário tenha um retorno do INSS, principalmente para aposentadorias e aqueles que estão incapacitados e necessitam agendar perícia para o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), aposentadoria por incapacidade permanente,(antigo aposentadoria por invalidez) e auxílio-acidente”.
 
Segundo ele, os segurados, incapacitados não têm  alternativa de buscar um meio de sobrevivência trabalhando, exatamente por estar incapacitado e essa demora acarreta falta de manutenção própria, risco a própria sobrevivência e estado de miserabilidade. “Consultando hoje, a perícia agenda para 06.10.2022”.
 
Como solução para o problema, Raduan Moraes Brito frisa que a autarquia deve buscar mecanismos para reduzir o tempo de análise de benefícios e reduzir a agenda para realização de perícias, seja realizando concurso público ou executando força- tarefa para atender a demanda.
 
“Enquanto isso não ocorre, pode o requerente buscar o Judiciário para ter resposta do seu requerimento via mandado de segurança”, ressalta o jurista , acrescentando que a sociedade tem direito a resposta de seus requerimentos no INSS dentro do prazo com maior apreço e celeridade, principalmente quando se tratar de idosos, deficientes e incapacitados.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS