ALTERNATIVAS: 10 tipos de domínio diferentes para sites criativos

ALTERNATIVAS: 10 tipos de domínio diferentes para sites criativos

Foto: Divulgação

Um nome nunca é mero detalhe. Ele é uma identidade, um conceito, um significado. O nome de uma banda, de um time de futebol, de uma determinada obra artística é, em muitos casos, o que vai atrair o público.
 
O nome de uma pessoa, por exemplo, é algo para a vida inteira. E o mesmo vale para uma empresa, embora seja mais fácil mudar o nome de um negócio do que de uma pessoa. 
 
Na atual era digital, em que a presença online é um dos requisitos que pode definir o êxito ou a queda de uma organização, o nome da empresa na internet merece atenção total.
 
Por essa razão, a compra e o registro de domínio são práticas fundamentais e não devem ser tratadas como algo secundário.
 
O domínio é o endereço do seu projeto na web. Ele é o nome que as pessoas irão digitar para saber o que a sua empresa é, o que ela quer vender e como ela poderá ajudá-las na resolução de problemas.
 
Nesse meio de tantos domínios e tantos nomes, ter um que seja diferente já é uma maneira de fisgar a atenção da sua audiência. Por isso, nesse artigo, a gente mostra para você tipos de domínios diferenciados. Confira!
 
Conceito e estrutura dos domínios
 
Quando a conversa é sobre domínios, não custa lembrar que ele é o nome do endereço do seu site da sua empresa, do seu blog pessoal ou algum outro projeto online. Ele, na maioria dos casos, será o primeiro contato do público com a sua empresa ou marca.
 
Por causa disso, escolher um domínio que seja memorável e, se possível, diferenciado, tem tudo para manter o seu projeto em evidência, atraindo o interesse do público.
 
Em se tratando de domínios, muitas vezes não conseguimos fugir dos convencionais .com ou o .com.br. Ou seja, nem sempre apontamos os olhos para uma série de possibilidades quando o assunto é a extensão.
 
Entretanto, caso você ainda não saiba, extensão é uma das partes mais importantes de um domínio. Ela pode muito bem indicar o que o seu site é e o que a sua empresa faz. 
 
Para entender melhor, não custa lembrar que um domínio é formado por:
 
Nome
Extensão
Código do país
 
Quer um exemplo na prática? Basta pegar o domínio fictício seuprojeto.com.br. Nesse caso, o “seu projeto” é o nome, o “.com” é a extensão e o “.br” consiste no código do país.
 
A parte final do domínio, onde fica o “.com.br” tem a possibilidade de ser diferente e, por essa razão, chamar mais a atenção das pessoas.   
 
 
Domínios diferentes - Conheça algumas opções
 
A tentativa de não ser apenas mais um na internet é difícil, mas não impossível. A começar pelo domínio, dê uma olhada nas possibilidades que fogem do senso comum. 
 
1 - .poa.br
 
De uns tempos pra cá, os domínios de cidades surgem como mais uma alternativa para melhorar a segmentação do seu site, impactando um público mais localizado e se tornando boas alternativas para negócios e projetos bem específicos.
 
O .poa.br é o domínio destinado para a capital Porto Alegre, mas há outras alternativas para quem reside em outras cidades, como, por exemplo:
 
.rio.br
.sampa.br
.natal.br
.cuiaba.br
.caxias.br
.boavista.br
.aparecida.br
.anani.br
.foz.br
 
2 - .space
 
Essa é uma extensão que combina perfeitamente com projetos e sites diferenciados, muitas vezes voltados para segmentos como artes, portfólios online e tecnologia.
 
Também pode ser usado por empresas ou instituições ligadas a assuntos sobre o espaço e astronomia. 
 
3 - .top
 
O termo “Top” remete a algo que está no topo, “na crista da onda”, fora do comum. Por essa razão, ele já se torna uma alternativa que mostra ao público a qualidade “top” do seu projeto.
 
4 - .photo
 
Caso você atue no campo da fotografia ou gerencie um determinado negócio que tenha relação com fotos, a extensão .photos têm tudo a ver com você. 
 
Por isso, esse tipo de domínio é perfeito na hora de criar um blog de fotografia ou um site para mostrar o seu portfólio e disponibilizar os seus serviços para eventos especiais.
 
Com o domínio .photo, o público terá muito mais facilidade para encontrar e reconhecer trabalhos que envolvem a arte da fotografia.
 
5 - .blog.br
 
Os blogs continuam firmes e fortes ainda nos dias de hoje. Eles não perdem o seu poder e permanecem excelentes espaços para quem quer disponibilizar conteúdo de qualidade na web.
 
Os blogs são versáteis, trazem textos, fotos, vídeos e outros recursos que enriquecem qualquer tipo de conteúdo.
 
Nesse caso, a extensão .blog é uma solução interessante e que tem tudo a ver para quem quer criar um blog, independente do segmento.
 
6 - .domínio.tech
 
Ele tem tudo para ser o domínio ideal para projetos voltados para a tecnologia. O .domínio.tech é uma solução para negócios como startups, blogs, comunidades de programadores e profissionais da área.
 
7 - .show
 
Ideal para artistas, produtores culturais e agências de eventos, o .show é uma extensão que deixa claro para o público qual é o segmento do site, sendo perfeito para projetos que envolvem espetáculos, palestras e eventos artísticos.
 
8 - .dev
 
Comprar domínio .dev é uma excelente alternativa para desenvolvedores mostrarem novos projetos em tecnologias, softwares diferenciados e linguagens de programação.
 
Caso você seja um desenvolvedor ou trabalhe com cibersegurança, utilizar esse domínio no seu blog online ou site profissional permite que você mantenha contato com possíveis clientes.
 
Com esse domínio, o público consegue assimilar rapidamente o objetivo da sua marca ou empresa logo que se depararem com o seu site.
 
 
Também é relevante salientar que a extensão de domínio .dev faz parte da lista HST. Isso quer dizer que os navegadores mais modernos vão se conectar a um site .dev que tenha o HTTPS.
 
9 - .store
 
Um e-commerce é um projeto especial na web, pois as lojas virtuais são a solução que facilita os clientes comprarem produtos e serviços. É importante que um e-commerce tenha uma boa plataforma, como o Magento ou o Shopify.
 
Além disso, para lojas virtuais ganharem um diferencial na internet, um domínio como o .store é uma escolha interessante.
 
10 - .bar
 
Esse domínio já é autoexplicativo. Ele é a alternativa para quem gerencia um bar, um restaurante, pub ou um estabelecimento nesse segmento.
 
Não custa lembrar que não há a necessidade de ser o gestor de um restaurante para usar esse domínio. Se você tem um blog sobre gastronomia, dicas de restaurantes, esse é o domínio certo.
Conclusão 
 
Esses são apenas alguns domínios diferenciados. As opções são variadas para quem quer ter um domínio diferenciado e se destacar num ambiente vasto como a internet.
 
Por causa disso, vale ficar atento para essas e outras alternativas quando se trata de domínio diferentes para sites criativos. 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS