MUNICÍPIO: Conselheiros do IPAM explicam gastos com cursos de capacitação

Veja a nota de esclarecimento abaixo

MUNICÍPIO: Conselheiros do IPAM explicam gastos com cursos de capacitação

Foto: Divulgação

 
Os conselheiros do IPAM - Instituto de Previdência e Assistência do Município de Porto Velho - e que foram eleitos com o apoio do Sindeprof - vem a público manifestar seus esclarecimentos a todos os servidores municipais, que, em relação a algumas informações que vêm sendo propagadas em grupo de aplicativos sobre gastos com cursos de capacitação técnica, o que segue: 
 
- O Ministério do Trabalho e Previdência elaborou um Manual do Pro-gestão RPPS - Regime Próprio de Previdência, através da Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria do MF nº 577/2007, na qual obriga todos os dirigentes e corpo técnico que atuam no RPPS da unidade gestora (no caso, o IPAM), os conselheiros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal (eleitos, nomeados e suplentes), e do Comitê de Investimento a serem CERTIFICADOS;
 
- Essa CERTIFICAÇÃO permite atestar que o RPPS tenha aderido ao Programa de Implantação de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, alcançado o objetivo de melhorias no controle de seus ativos e passivos, e aumento de transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. OU SEJA: se não houver essa certificação, a atuação desses representantes fica impossibilitada. 
 
- Para fazer valer o cumprimento da legislação, o IPAM contratou uma empresa para ministrar o curso de "NOVAS CERTIFICAÇÕES", e TODOS OS conselheiros do Conselho Deliberativo, Fiscal e Coordenador de Previdência  serão  submetidos a uma prova de conhecimento técnico na área de RPPS para serem certificados. Em caso de não aprovação haverá substituição pelo suplente. 
 
- As despesas do treinamento foram pagas com recursos oriundos da Taxa Administrativa de 2% para custeio do RPPS, conforme prevê a Portaria 19.451/2020, da Secretaria de Previdência. 
 
Portanto, cursos, qualificação, treinamentos e afins não são custeados com recursos da Assistência Médica e sim Previdenciária. 
- A legislação prevê que essas adequações precisam ser implementadas até  dezembro de 2022. Quem não for certificado até esse prazo, será desligado automaticamente de sua representatividade. 
 
- É preciso levar em conta ainda que, a maioria dos conselheiros eleitos são novatos, o que torna a realização do curso de capacitação, algo urgente e de extrema necessidade, visto que o setor previdenciário é hoje uma das áreas mais técnicas da administração pública. 
 
- Outrossim informamos que o Curso foi ministrado para quarenta técnicos, quem se tivessem de se deslocar para outra capital, o custo seria muito maior. 
 
DESSA FORMA, REAFIRMAMOS NOSSO COMPROMISSO DE TRANSPARÊNCIA, HONESTIDADE E RESPEITO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS QUE CONFIARAM EM NOSSA ELEIÇÃO.
 
Maria Betânia Basílio de Souza - Conselheira Fiscal
 
Francisco Roberto Paula de França - Conselheiro Fiscal
 
Sidivam Costa Pereira - Conselheiro Deliberativo
 
Silvio Ney Leal - Conselheiro Deliberativo
 
Edinei Ferreira da Silva - Conselheiro Deliberativo
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS