EQUILÍBRIO: Sesau reforça os cuidados com a saúde mental no mês de janeiro

Atividades físicas podem ajudar a pessoa ter uma saúde mental de qualidade

EQUILÍBRIO: Sesau reforça os cuidados com a saúde mental no mês de janeiro

Foto: Divulgação

A campanha do Janeiro Branco tem como objetivo sensibilizar e estimular a população sobre o cuidado com sua Saúde Mental. A campanha acontece no início de cada ano, pois é justamente nesse período que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre um novo ciclo e a necessidade de mudanças, em suas relações pessoais e na vida como um todo.
 
 
Segundo o diretor do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Daniel Amaral,  é importante que as pessoas tenham consciência que a mente precisa de cuidados, assim como o corpo. Além de  janeiro ser um mês que pode funcionar como gatilho para o aparecimento de determinados transtornos mentais, como crises de ansiedades e de depressão. 
 
 
“A saúde mental precisa começar desde da concepção da vida, a gestante precisar fazer o pré-natal corretamente e seguir todas as orientações. Assim, após o nascimento e infância, a criança terá um desenvolvimento com uma maior qualidade de vida no futuro em sua vida adulta”, explicou Daniel. 
 
 
O governador Marcos Rocha enfatiza que é importante saber que a Saúde Mental não é sinônimo de “doença”, “tratamento” ou “cura”, “é o cuidado consigo e com os outros para ter uma vida com qualidade”, afirmou. 
 
 
PROCEDIMENTOS
 
Em casos de necessidade, o indivíduo pode procurar ajuda na rede de atenção básica de saúde mais perto da sua residência e ser orientado a buscar um especialista. Em casos mais graves, também podem buscar auxílio no pronto-atendimento  ou em um Centro de Atenção Psicossocial – Caps, para iniciar um tratamento com uma equipe multidisciplinar.
 
 
Em caso de aparecimento de transtornos mentais, o início para o tratamento deve começar na Atenção Básica de Saúde, quando a pessoa ainda está em formação e conhecendo o mundo e ao longo do amadurecimento. Também realizar outros hábitos podem ajudar uma criança, adulto e idoso a terem uma saúde mental de qualidade, sendo elas: 
 
 
  • Cuidados com alimentação; 
  • Cuidados com sono; 
  • Não ter medo de pedir ajuda;
  • Cultivar bons relacionamentos afetivos; 
  • Explorar atividades relaxantes; e 
  • Realizar acompanhamento psicológico e médico regular.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS