CONFORTO: Programa Mais Luz Para a Amazônia leva energia para comunidades em RO

Energisa atua intensamente para a universalização do acesso à energia elétrica e promove mais qualidade de vida para comunidades isoladas

CONFORTO: Programa Mais Luz Para a Amazônia leva energia para comunidades em RO

Foto: Assessoria

A Energisa vêm transformando o cenário nas comunidades ribeirinhas e quilombolas de Rondônia através do Programa Mais Luz Para a Amazônia (MLPA), uma parceria entre a concessionária, o Governo Federal e o Ministério de Minas e Energia.
 
 
Desde 2019, o Grupo Energisa faz parte da iniciativa, criada com o objetivo de promover o acesso à energia elétrica para a população brasileira, localizada em regiões remotas dos estados da Amazônia Legal – Acre, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso . Nesse período, a empresa implementou uma série de ações resultantes de um investimento de R$ 34 milhões na primeira etapa do Programa, beneficiando 3500 pessoas no estado de Rondônia que passaram a contar com energia elétrica fornecida por 900 sistemas fotovoltaicos instalados.
 
 
O MLPA prevê a utilização de geração de energia solar para alimentação desses locais, em substituição a pequenos geradores a diesel ou gasolina, que até então eram a única fonte de energia elétrica de muitas famílias que vivem nestas áreas. Além de realizar a instalação das placas solares, a Energisa também oferece suporte técnico, logístico, manutenção preventiva e corretiva, bem como a gestão e monitoramento dos resultados.
 
 
O Programa foi implementado visando o desenvolvimento social e econômico destas comunidades. Assim, também possibilita o fomento de atividades voltadas para o aumento da renda familiar, o fortalecimento da economia local e o uso sustentável dos recursos naturais da região, reduzindo consideravelmente os impactos ambientais decorrentes da utilização de geradores fósseis e o desmatamento.
 
 
As melhorias são ainda mais significativas para a saúde e a educação, com a possibilidade da construção de novos postos de atendimento, escolas e outras estruturas públicas, primando pela integração de ações das várias esferas do Governo e consequente promoção da cidadania e da dignidade daquela população. A empresa ainda promove a geração de empregos diretos e indiretos durante o processo de instalação. Com as visitas às comunidades é possível fazer o levantamento socioeconômico da região, a coleta de coordenadas geográficas e o atendimento de novos clientes que se enquadrem no Programa. Atualmente estão sendo feitas as manutenções dos equipamentos já instalados, essa ação é fundamental para garantir que os sistemas fotovoltaicos continuem funcionando de forma eficiente e que as comunidades beneficiadas tenham acesso à energia elétrica de forma contínua e confiável.
 
 
A segunda etapa do MLPA está prevista para iniciar em abril deste ano, com a implantação de Microssistemas Isolados de Geração e Distribuição de Energia Elétrica (MIGDI) e) e Sistemas Isolados e com Fontes Intermitentes (SIGFIs). A tecnologia (MIGDI)  consiste em uma usina solar que será instalada nas regiões remotas de maior densidade populacional e terá maior disponibilidade de energia para o atendimento das necessidades das comunidades. Com a implantação dos MIGDIs e SIGFIs espera-se aumentar ainda mais o alcance do programa e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais de Rondônia, atendendo cerda de 1.205 famílias.
 
 
 “O compromisso da Energisa com o desenvolvimento sustentável da região e a promoção da inclusão social é evidente, e suas ações têm um impacto positivo significativo na qualidade de vida das comunidades rurais de Rondônia’’, declara Carlos Renato, engenheiro da Coordenação de Planejamento e Controle.
Para participar do Programa Mais Luz Para a Amazônia, são necessários alguns requisitos, lembrando que esses critérios podem variar de acordo com a região e que o cliente não precisa fazer nenhum investimento financeiro. A concessionária é responsável por realizar todo o processo de instalação dos sistemas fotovoltaicos e do fornecimento do kit básico de energia elétrica, como tomadas, lâmpadas, interruptores, disjuntor e fiação necessária.
 
 
O manual de operacionalização também define as famílias prioritárias para o atendimento, são elas: famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, famílias beneficiárias de programas de governo e assentamentos rurais, comunidades indígenas, territórios quilombolas e demais comunidades localizadas em reservas extrativistas ou impactadas por empreendimentos de energia elétrica, escolas e postos de saúde.
 
 
Como participar do MLPA
 
Residir em uma comunidade rural ou ribeirinha que não tenha acesso à energia elétrica ou que possua acesso limitado; Não estar cadastrado no Programa Luz para Todos; Ser proprietário ou possuir imóvel onde será realizada a instalação do sistema fotovoltaico; Não possuir débitos com a concessionária de energia elétrica local; Permitir a instalação de medidores e a realização de vistorias periódicas para manutenção e garantia da qualidade dos serviços prestados.

Galeria de Fotos da Notícia

CONFORTO: Programa Mais Luz Para a Amazônia leva energia para comunidades em RO

CONFORTO: Programa Mais Luz Para a Amazônia leva energia para comunidades em RO

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS