DONA COTINHA: Conheça a história de uma das maiores ‘benzedeiras’ de RO

Casa dela era muito frequentada: as pessoas começavam a chegar de madrugada para garantir lugar na fila

DONA COTINHA: Conheça a história de uma das maiores ‘benzedeiras’ de RO

Foto: Divulgação

Dona Cotinha era uma benzedeira muito procurada por pais de crianças recém nascidas, atletas ou pessoas acidentadas na década de 80/90. Moradora do bairro Areal centro, geralmente quem é da região central conhece ou já ouviu falar nela, há quem diga que ela abençoou milhares de nascimentos.

 

Era cultural na época os pais buscarem as benzedeiras para cura ou bênção de Deus através dessas pessoas que tinham um ritual de luz dentro de seus corações. Tanto, que ela nunca cobrava ninguém para rezar ou pedir saúde para pessoas desconhecidas. Muitos voltavam com presente em gratidão pela saúde restabelecida.
 
 
A residência de Dona Cotinha era muito frequentada, as pessoas começavam a chegar de madrugada para garantir lugar na fila que se formava em frente a sua casa. Clodoaldo, um dos filhos de Cotinha, disse: "Pra você fazer ideia, quando o 5º BEC chegou aqui ela atendeu o comandante lá em casa, deputados, senadores e governadores além de prefeitos, todos procuravam a mamãe por algum motivo que dependesse de uma reza. Dom João Batista Costa era compadre dela o Dr. Renato Medeiros líder dos ‘Pele Curta’ também vivia lá em casa".
 
 
Dona Cotinha rezava e benzia tudo. Não havia doença que não se curasse para a benzedeira. Espinhela caída, quebranto, cobreiro, carne rasgada, mau olhado, espinha na garganta, doenças nervosas, encosto. Para a ‘Cotinha’, todos esses males tinham soluções. E ainda “pegava menino” como parteira. Dona Cotinha faleceu em 1998 porém, ainda hoje é lembrada com saudades por muitas pessoas de Porto Velho e até de outros Estados.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS