DEPRESSÃO: Escola Ermelindo Monteiro Brasil, na capital, recebeu visita do MDC

Quem quiser fazer parte do projeto, pode estar enviando uma mensagem para o WhatsApp (69) 9 8438-5550

DEPRESSÃO: Escola Ermelindo Monteiro Brasil, na capital, recebeu visita do MDC

Foto: Divulgação

A escola Ermelindo Monteiro Brasil, localizada na vila do DNIT, em Porto Velho, recebeu, na última sexta (31), os voluntários do projeto ‘Movimento Dos Depressivos Conhecidos (MDC) - O Amor Curando a Alma’. Como o próprio nome diz, o estabelecimento de ensino tem apoio no auxílio para crianças e adolescentes que sofrem de depressão. 
 
 
No combate a esse problema mental, o movimento está fazendo um levantamento na escola com o objetivo de identificar crianças e adolescentes que estejam deprimidos. Os voluntários Elis Araújo, Maria dos Anjos e Reginaldo Trindade, conversaram com crianças e adolescentes estudantes do 6º ao 9º ano sobre o assunto.
 
 
O idealizador do MDC, Reginaldo Trindade, explicou sobre a depressão que teve e a importância dessa iniciativa na vida das pessoas.
 
 
“Eu fui curado de um quadro depressivo, no qual sofri por mais de cinco anos”, relatou.
 
 
Reginaldo disse que chamou a atenção as respostas das perguntas que fez enquanto palestrava para os estudantes.
 
 
“Me impressionou a quantidade de estudantes que disseram sofrer de tristeza sem causa aparente; ter sido vítima de rejeição ou mesmo ouvir coisas de pessoas amadas que não gostaram. O que pode conduzir, se não for tratado, a um quadro depressivo”, declarou.
 
 
Maria dos Anjos que também é voluntária do projeto, falou em seguida, abordando especificamente a problemática do bullying.
 
 
“Sabemos que não raro, esse tipo de comportamento pode desencadear vários distúrbios emocionais”, informou. 
 
 
Projeto 
O Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) – O Amor Curando a Alma é um esforço que já congrega centenas de pessoas. Ele parte da premissa de que a sociedade trata muito mal a depressão, enxergando-a como frescura, preguiça ou falta de Deus. Na verdade, a depressão é uma doença e uma mais maiores causas de mortalidade pelo suicídio em todas as faixas etárias.
 
 
O MDC possui tríplice objetivo que é esclarecer a sociedade e combater o preconceito, visto não só sob o prisma da sociedade, mas, também, debaixo da perspectiva de cada doente, para que cada pessoa possa ter a confiança e tranquilidade de assumir sua condição de doente, até porque isso é muito libertador. 
 
 
Finalmente, o terceiro objetivo do MDC é ajudar, o máximo que for possível, as pessoas que tanto têm sofrido com depressão e outras doenças da alma. 
 
 
O projeto do MDCA tem como base o acompanhamento dos alunos por meio de conversas com psicólogos e outras atividades que ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais. Os profissionais envolvidos também trabalham na conscientização dos pais e professores sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da depressão.
 
 
Atualmente, o principal foco do MDC é instalar o Plano Emergencial para Atender Pessoas com Tendência Suicida. Para isso, o movimento precisa de estudantes ou profissionais de Psicologia, Enfermagem, Medicina (Psiquiatria), Assistência Social etc.; religiosos (padres, pastores, ministros da Palavra etc.); além de pessoas espiritualizadas (qualquer pessoa que esteja bem e que possa transmitir uma palavra de conforto aos doentes) para iniciar visitas a tais pessoas. 
 
 
“Se você se encaixa em uma daquelas categorias ou mesmo que pode ajudar de qualquer modo, o MDC está precisando de qualquer ajuda imaginável”, enfatizou Reginaldo Trindade, idealizador do movimento.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS