CONSCIENTIZAÇÃO: Simpósio de Direitos da Pessoa Autista mobilizou sociedade na capital

Evento envolveu especialistas, pais e autoridades jurídicas no debate sobre o tema

CONSCIENTIZAÇÃO: Simpósio de Direitos da Pessoa Autista mobilizou sociedade na capital

Foto: Divulgação

Durante três dias intensos, de 25 a 27 de maio, o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e a Escola da Magistratura de Rondônia se uniram em uma parceria histórica para sediar o 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista.

 

O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, contou com a presença de profissionais, pais e mães atípicos, além de autoridades jurídicas, teve como objetivo central debater a garantia dos direitos e a inclusão plena das pessoas autistas na sociedade.

 

As jornadas de discussões contaram com a participação de especialistas renomados no campo do autismo, como psicólogos, psiquiatras, pedagogos, advogados e profissionais da área da saúde. O encontro foi marcado por palestras enriquecedoras, mesas-redondas e apresentação de temas relevantes relacionados ao autismo e aos direitos da pessoa autista. Além disso, pais e mães de pessoas autistas trouxeram suas experiências pessoais e compartilharam desafios e conquistas na criação e no cuidado de seus filhos.

 

O 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista marcou um passo significativo rumo à conscientização e efetivação dos direitos da pessoa autista. A iniciativa de promover esse evento pioneiro evidencia a preocupação crescente com a inclusão e a igualdade de oportunidades para essa parcela da população. Espera-se que as discussões e as propostas apresentadas no simpósio possam gerar impactos positivos na sociedade, conduzindo a mudanças reais e duradouras para as pessoas autistas e suas famílias.

 

Dentre os pontos destacados durante o simpósio, um dos principais foi a importância da educação inclusiva. Os participantes ressaltaram a necessidade de promover adaptações nas escolas e nas políticas educacionais, visando proporcionar um ambiente acolhedor e adequado para o desenvolvimento das habilidades das pessoas autistas. Foram discutidas estratégias pedagógicas inclusivas, capacitação de professores e a importância da participação da família no processo educacional.

 

Outro tema abordado foi o acesso à saúde. Foi ressaltada a importância de garantir o diagnóstico precoce do autismo, permitindo intervenções e apoio adequados desde a infância. Além disso, a necessidade de ampliar o acesso a profissionais especializados, terapias e serviços de saúde específicos para pessoas autistas foi destacada como uma demanda urgente.

 

CARTA DE INTENÇÕES

 

Ao final do evento, foi elaborada uma carta de intenções que será enviada às autoridades políticas e jurídicas, visando reforçar a importância da implementação de políticas públicas efetivas para a inclusão e proteção dos direitos das pessoas autistas.

 

A carta destaca a necessidade de investimentos na capacitação e qualificação dos educadores em todas as etapas da formação educacional, ampliação do acesso à saúde e ao diagnóstico precoce, adaptação de ambientes educacionais, além de garantias jurídicas que assegurem a igualdade de oportunidades para todos.

 

A carta ainda inclui um indicativo de que nos próximos simpósios ocorra, de modo paralelo, um fórum econômico e social para discutir políticas sociais abrangentes junto com a sociedade civil organizada.

 

Durante o encerramento do simpósio, o professor da Universidade Federal de Rondônia, Delson Xavier, coordenador-geral do evento, enfatizou a importância da união de esforços de diversos setores da sociedade para promover uma verdadeira transformação no modo como as pessoas autistas são tratadas e incluídas.

 

"Precisamos avançar além da conscientização e da mera aceitação. Devemos garantir que cada pessoa autista tenha seus direitos respeitados. Há uma necessidade efetiva de dar continuidade a esse trabalho conjunto. A ideia é que esse evento, daqui por diante, seja realizado, ao menos, duas vezes por ano", finalizou.

 

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS