CELEBRAÇÃO: Junho é mês do orgulho LGBTQIA+

O orgulho é celebrado mundialmente, e no Brasil a maior manifestação é a Parada do Orgulho de São Paulo

CELEBRAÇÃO: Junho é mês do orgulho LGBTQIA+

Foto: Reprodução

Durante junho, toda a comunidade LGBTQIA+ mundial se reúne para comemorar o ‘orgulho gay’. No Brasil o mês é marcado pela Parada do Orgulho, que acontece em São Paulo (SP).
 
O mês do orgulho é comemorado para relembrar um divisor de águas das lutas da comunidade por direitos iguais. A ‘Rebelião de Stonewall’ aconteceu no ano de 1969, em Nova York (EUA), quando um grupo de manifestantes se revoltou contra os ataques realizados pela polícia.
 
Na década de 1960, os homosexuais estadunidenses enfrentavam um sistema jurídicio anti-gay. Depois de Stonewall, as primeiras paradas de orgulho aconteceram no país - e continuam a acontecer anualmente no mês de junho.
 
No Brasil, um movimento similar ao americano é conhecido como ‘O Levante do Bar Ferrero’s’. O Levante aconteceu em 1983, em São Paulo. 
 
O Ferrero’s era um ponto de encontro importante para os militantes comunistas mas, após o golpe militar de 1964, o estabelecimento se tornou parte da vida noturna de lésbicas, feministas e LGBTs da cidade. 
 
Similar aos Estados Unidos, as incursões policiais eram frequentes, o que fomentou a revolta dos frequentadores do bar. 
 
Em 19 de agosto de 1983 os militantes, fartos da importunação policial, decidiram dar basta à violência. Organizaram-se grupos LGBT e figuras políticas da época como Eduardo Suplicy e Irede Cardoso, para ler o manifesto contra a repressão e pelos direitos das mulheres lésbicas. 
 
Na publicação, Miriam Martinho afirma: 
 
‘Quando o preconceito fecha as portas, lute para abrí-las’
 
O protesto resultou em um pedido de desculpas. O levante do Ferro’s Bar foi um marco histórico da primeira manifestação lésbica brasileira, incentivando outros grupos LGBTQI+ e organizações feministas a reafirmar sua existência e dignidade. 
 
Posteriormente, a data foi lançada como Dia do Orgulho Lésbico e aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em junho de 2008.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS