Restaurante Universitário está congelado há mais de uma década; prazo legal de funcionamento está se aproximando
Foto: Reprodução de DCE UNIR / Instagram
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dezenas de alunos da Universidade Federal de Rondônia estão se manifestando pela abertura do Restaurante Universitário do campus de Porto Velho.
O Diretório Central Estudantil da UNIR realizou uma ocupação da sede da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, que divide o prédio com o futuro Restaurante Universitário.
A manifestação começou no dia 23 de novembro e, de acordo com o DCE, contou com a presença de mais de 200 estudantes.
No dia 28 deste mês, o movimento estudantil organizou de forma independente a “inauguração” do RU realizando uma espécie de refeição comunitária.
“Os estudantes da UNIR organizados pelo comando de ocupação cansaram de esperar pela burocracia universitária e se organizaram para abrir com suas próprias mãos o restaurante universitário. A Reitoria manterá o RU aberto ou continuará a nos enrolar?”, disse o DCE da universidade em uma publicação no Instagram.
Já no dia 29, uma reunião entre os grevistas e a Reitoria da Universidade ocorreu para discutir a situação do RU.
Membros da Reitoria criticaram a ocupação. Em tom lacônico, um dos membros do corpo administrativo da UNIR ironizou a presença de mascarados dentre a manifestação. “Aqui tem aluno mascarado que nem é da UNIR.”, disse.
O DCE, de forma hiperbólica, afirmou que a Reitoria demonstra traços “facistas e reacionários” ao “deferir ataques pessoais à ocupação e as lideranças estudantis”.
Como reproduziu o Rondoniaovivo, o prazo máximo legal pra a abertura oficial do RU é o próximo 19 de dezembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!