COLUNA SEMANAL: BR 364 registrou em 2023 uma média de 4 acidentes todos os dias

Entrada da juíza Elma Tourinho na disputa pela Prefeitura de Porto Velho muda o cenário de já ganhou; e Operação Sorriso ocorre nesse final de semana

COLUNA SEMANAL: BR 364 registrou em 2023 uma média de 4 acidentes todos os dias

Foto: Divulgação

 

Excesso de Otimismo

 

Uma opinião corrente em Porto Velho em relação às próximas eleições é a de que tal candidatura vai vencer e que não tem para ninguém. Otimismo é algo muito bom, pois nos estimula a avançar nos nossos objetivos, porém, em excesso é um perigo, pode nos levar a cometermos erros desastrosos e irreversíveis por confiança demais. Então, não vamos nos deixar levar por esse clima de oba-oba. A história tem nos mostrado vários exemplos de pessoas que se julgavam eleitos e fizeram até fotos sentadas nas cadeiras dos cargos que disputavam e, ao final da contagem dos votos, perderam.

 

Desinfeto

 

Um desses casos que entrou para a história da política nacional, foi em 1985, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, concorria à prefeitura de São Paulo pelo PMDB, hoje MDB. Ele disputava com Jânio Quadros(PTB-PFL) - foto acima - o cargo que era ocupado pelo então prefeito Mário Covas. FHC, confiante na vitória que todas as previsões indicavam, sentou na cadeira na véspera da votação para fotos. Ao final da votação, veio a decepção: perdeu para Jânio Quadros. O vencedor ainda debochou ao chegar no gabinete do prefeito e olhar para a cadeira. “Gostaria que os senhores testemunhassem que estou desinfetando esta poltrona porque nádegas indevidas a usaram. Porque o senhor Henrique Cardoso nunca teria o direito de sentar-se cá e o fez, de forma abusiva. Por isso, desinfeto”, declarou Jânio para todos os presentes à posse. Que sirva de lição para muita gente afoita nessas eleições, em especial, em Porto Velho!

 

Mulheres

 

Sobre as articulações para a prefeitura da capital, têm surgido alguns nomes, mas ninguém confirma nada. Essa semana, o burburinho foi sobre os boatos e depois confirmados que a ex-juíza Euma Tourinho, se filiaria ao MDB e seria o nome do partido na disputa pelo cargo de Hildon Chaves. Ao que tudo indica, podemos dizer que a eleição na capital, terá uma disputa de barbies.

 

Euma

 

A coluna esteve presente na cerimônia de filiação de Euma Tourinho ao MDB, na sede do partido, na tarde da última sexta-feira(5). Ela lembrou dos 25 anos que atuou no Judiciário rondoniense e afirmou que “está acostumada a ver as mazelas humanas”. Frisou que é no Judiciário que desembocam os problemas da sociedade, resultantes da falta de ação dos gestores públicos. Ressaltou que Porto Velho tem índices de qualidade de vida que colocam o município como um dos piores do Brasil nesse quesito.

 

Tourinho

 

A pré-candidata destacou bastante a história da família dela em Rondônia. Os Tourinhos por muitas décadas foram responsáveis por boa parte da economia da capital, atuando em vários ramos. Eles representaram a marca Fiat em Rondônia por muito tempo. Assim como estiveram à frente do saudoso jornal ‘Alto Madeira”, que chegou aos 100 anos e fechou alguns anos atrás.

 

Ficha Limpa

 

A filiação de Euma Tourinho e o lançamento da pré-candidatura dela à prefeitura de Porto Velho já mexeu, e muito, com o cenário da política na capital. A experiência da ex-juíza, ficha limpa e reputação ilibada podem ser alguns dos trunfos que merecem ser levados em conta, em especial, pelo eleitor, e pelos que pretendem entrar na disputa com ela. Mas é uma tarefa árdua e Euma deve ter consciência que o jogo de campanha será sujo, baixo, de traição e sem qualquer pudor. Ainda mais com a indústria das fake news a todo vapor e o poder da grana que como diz Caetano Veloso “constrói e destrói coisas belas”. Uma pena que nenhum parlamentar eleito do MDB tenha prestigiado a filiação de ex-juíza. Euma Tourinho, bem-vinda ao mundo da política rondoniense!

 

Vinicius Miguel

 

No outro espectro da disputa está o professor e advogado Vinicius Miguel (PSB) - Foto - na tarefa de unir as forças de centro para a pré-candidatura à Prefeitura de Porto Velho. Nessa missão, ele recebeu um importante apoio, trata-se do ministro Márcio Forte(PSB), que comanda a pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Márcio França, que foi governador de São Paulo, que já se comprometeu a dar o apoio necessário ao nome do rondoniense. Só falta trazer o vice-presidente Geraldo Alckimin para mostrar força nessa disputa. Que dê certo!

 

 

Nem tão Máximo

 

 

Fernando Máximo diz que ele não está traindo o União Brasil, mas o partido é que está traindo ele, ao articular para que ele fique fora das eleições para a prefeitura da capital. Com as cobras crescendo no próprio ninho, Fernando decidiu alçar voo e procurar uma sigla para chamar de sua. Nessa busca, o PSD, comandado por Expedito Júnior,  já se dispôs a acolhê-lo. Além do PSD, o PL já está mantendo contatos com o ex-secretário estadual de Saúde, para dar-lhe as boas vindas, caso aceite entrar no partido.

 

 

Desunião Brasil

 

Nessa confusão toda, a conclusão que se tira é a de que o União Brasil, precisa urgentemente trocar o nome para Desunião Brasil ou Confusão Brasil. Afinal, quem não sabe da briga do ex-presidente da sigla, deputado federal Luciano Bivar, para não perder o cargo. Até denúncia de incêndio criminoso na casa de adversário de dentro do partido teve. Em um terreno como esse é bom ter muito cuidado onde se pisa e Fernando Máximo tem que estar arisco para não se tornar Fernando Mínimo!

 

OAB-RO

 

A Ordem dos Advogados em Rondônia está celebrando os 50 anos da entidade em Rondônia. Além disso, esse ano tem novas eleições para presidente da entidade. A OAB-RO sempre teve como marca a defesa da democracia e da atividade jurídica no país. Para fazer um balanço da atuação da instituição, o presidente da OAB local, Márcio Nogueira, participou do Programa Conexão Rondoniaovivo. Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, ele lembrou das lutas da sociedade que através da Ordem conseguiram fazer eco junto aos centros de decisão do país. Confira o bate-papo nesse link .

 

Conselheiro Preso

Essa semana, uma operação denominda ‘Fraus’ do Gaeco e do Ministério Público de Rondônia desbarataram um esquema de rachadinha e outros crimes dentro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. O alvo foi o conselheiro substituto Erivan Oliveira da Silva, que foi preso. As investigações tiveram início a partir de denúncias na Corregedoria do Tribunal de Contas, que apurava denúncias de assédio moral e sexual. A partir disso, a Corregedoria identificou indícios de crimes de rachadinha e encaminhou ao Ministério Público, que através do GAECO passou a investigar o auditor e outros servidores que trabalhavam em seu gabinete. As investigações tiveram início a partir de denúncias na Corregedoria do Tribunal de Contas, que apurava denúncias de assédio moral e sexual.

 

Dinheiro

Ao todo, foram dados cumprimento a dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de afastamento das funções públicas, onze mandados de busca e apreensão, duas medidas cautelares de monitoramento eletrônico (tornozeleira), quatro ordens de proibição de contato com testemunhas e vítimas, quatro ordens de proibição de acesso a órgão público, duas medidas cautelares de proibição de deixar o País a apreensão de bens móveis, imóveis, direitos e valores no valor total de R$ 9.191.762,67, tudo deferido pelo Juízo de Direito da 4ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho. O exemplo vem quando se corta na própria carne. Belo trabalho de combate à corrupção!

 

Transito violento

 

A BR 364 continua liderando os dados referentes aos acidentes de trânsito em Rondônia. Segundo o Observatório do Desenvolvimento Regional, no ano de 2023, foram registrados 1386 acidentes nesta estrada. Isso dá uma média de quase 4 acidentes todos os dias. Em segundo, nessa estatística de tragédias está a BR 319, com 284 acidentes. Os meses com maiores números de acidentes, em 2023, foram: agosto(1186), julho(1174) e junho(1132). São exatamente, duas estradas federais vitais para Rondônia. Diante desses números, tem se a certeza que já se passou, e muito, da hora de duplicar essas estradas, em especial a 364, que é um corredor de escoamento da produção agrícola de nosso Estado.

 

Rural Show

 

Falando em estrada e produção agrícola, Ji-Paraná já está se preparando para a 11ª Edição da Rondônia Rural Show, que será entre os dias 20 e 25 de maio próximo. O otimismo é grande com a perspectiva de negócios. Aliás, diga-se de passagem, os hotéis de Ji-Paraná já estão com as reservas completas, segundo informações do próprio Governo de Rondônia.

 

Site Sem Informação

 

A pena é que numa era de comunicação online, via internet, o site da Rondônia Rural Show que deveria ser o guia para quem pensa nesta que é considerada a maior feira de agronegócios do norte do Brasil, esteja tão pobre de informações. Por exemplo, quando a coluna procurou, na sexta-feira(5), a programação estava em branco. Na galeria de fotos, onde poderia ter fotografias das feiras anteriores para os internautas terem uma ideia do evento, a mesma situação. Na parte sobre a feira e mapa da feira, está tudo em branco. Isso precisa ser corrigido e com urgência. Fica a dica da coluna!

 

Unir e Ifro

 

Abril começou e as duas instituições federais de ensino superior de Rondônia iniciaram movimentos grevistas. Desde o último dia 3, servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Rondônia, paralisaram as atividades nos câmpus. A greve é nacional e as reivindicações são: reposição de perdas salariais acumuladas durante os governos dos presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), reestruturação dos planos de carreiras, mais investimentos e realização de concurso público.

 

Perícia Criminal

 

Quem está feliz da vida com o sucesso da coleção de livros que escreveu sobre o trabalho de perícia criminal, é o perito Girlei Marinho(foto), da Polícia Técnico Científica de Rondônia. Os livros que já são bastante procurados pelos profissionais da área, agora estão sendo usados na preparação dos novos policiais, formados pela Academia de Polícia de São Paulo. Parabéns! Os exemplares podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico girleimarinho.com.br

 

Processo Eleitoral

 

Um evento estará acontecendo, na noite da próxima segunda-feira(8), na sede da OAB-RO. Trata-se da palestra ‘Lideranças e Estratégicas - Eleições 2024”. Os palestrantes são o advogado Benedito Alves, ex-conselheiro do TCE-RO; José Vitor Júnior,  juiz do TRE; e Edirlei Silva, advogado eleitoralista.  Vale à pena se informar sobre o processo eleitoral que se aproxima. Informação sempre é importante!

 

Para crianças

 

Essa semana ocorre a Operação Sorriso, que está promovendo até domingo(7), cirurgias gratuitas para crianças com fissuras labiopalatinas, em Porto Velho. A ação é organizada pelo Núcleo de Pessoas Fissuradas de Rondônia (NUFIS/RO) com apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É uma oportunidade de tirar pessoas do sofrimento e devolver a capacidade de sorrir e  elevar a autoestima. O endereço do Nufis é Rua Aparício Moraes esquina com a Av. Jorge Teixeira - Bairro Industrial - Porto Velho(RO) - Anexo ao Hospital Base Dr. Ary Pinheiro. Tem também a página do Núcleo no endereço: https://www.instagram.com/nufis.ro/ . Merecem aplausos e apoio!

 

340 Kms

 

 

Quatro dias de maratona. Esse é o desafio que um grupo de corredores de Rondônia está se propondo a fazer. Eles vão percorrer os 340 kms entre Porto Velho e Guajará-Mirim. Os atletas pretendem chegar em na Pérola do Mamoré, no dia 10 abril para celebrar o aniversário da cidade. Um dos participantes é o ultramaratonista Manoel Alves Barbosa, que é um dos grandes nomes de Rondônia para praticantes desse tipo de maratona. Eles lamentam que não tenham tido apoio para o evento que vai levar o nome de Rondônia para o mundo. Inclusive, teve parlamentar que prometeu ajudar os maratonistas mas na hora do vamos ver, desistiu, por achar que estaria dando visibilidade a atual prefeita de Guajará-Mirim. Eles participaram nesse sábado, de frente da calçada da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, já que não conseguiram permissão para sair de dentro da praça, como planejavam. A Coluna fica na torcida pelo grupo e que ao longo do caminho tenham o apoio de moradores e motoristas!

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS