A concessionária de energia de Rondônia, Energisa, informou que incêndios e queimadas são responsáveis por cerca de 50 interrupções de energia elétrica anualmente, afetando aproximadamente 12 mil pessoas.
O fogo das queimadas não prejudica apenas o meio ambiente e a saúde, mas também pode interromper serviços essenciais como o fornecimento de energia. O calor intenso pode danificar cabos e postes, resultando em quedas de energia e colocando a população em risco.
Nos primeiros cinco meses de 2024, o estado registrou 282 focos de queimadas, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2023. A capital, que já está há mais de um mês sem chuva acumulada, enfrenta uma estiagem severa antes mesmo da chegada do 'Verão Amazônico'.
Para evitar possíveis danos à rede de energia elétrica, a companhia recomenda:
- Não iniciar queimadas para limpeza de pastagem ou plantio agrícola;
- Evitar acender fogueiras, especialmente perto da rede elétrica;
- Apagar as cinzas das fogueiras com água para evitar que o vento espalhe brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
- Não jogar pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a vegetação;
- Não queimar lixo doméstico;
- Lembrar que queimadas próximas às linhas de transmissão são crimes federais conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.
Em caso de incêndios, entre em contato com:
- Corpo de Bombeiros pelo número 193.
- Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, acione também a Energisa pelo número 0800 647 0120.