E O SIGILO? Sedam emite nota mas não cita viagem prevista para sexta (08)

Na informação oficial é abordada participação na COP 16, mas omite nova viagem ao Azerbaijão, prevista para novembro

E O SIGILO? Sedam emite nota mas não cita viagem prevista para sexta (08)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde desta segunda-feira (04), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) divulgou uma nota de esclarecimento sobre a viagem do secretário Marcos Antônio Lagos, para a COP 16, evento internacional de discussões climáticas. 
 
No comunicado, a Sedam também detalhou o uso do Fundo Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais (Funclima), enfatizando o objetivo de fortalecer as ações do estado em pautas ambientais globais.
 
No entanto, a nota não menciona a próxima viagem do secretário, prevista para ocorrer entre os dias 08 e 24 de novembro, no Azerbaijão. A ausência de informações sobre esse deslocamento específico gerou questionamentos entre especialistas e a comunidade ambiental, uma vez que envolve recursos do Funclima e coincide com eventos de relevância para a agenda climática de Rondônia.
 
A nota também não informou, sobre o Decreto do governo estadual, que o governador Marcos Rocha colocou sigilo por cinco anos às viagens realizadas pelo secretário do Meio Ambiente de Rondônia.
 
Abaixo, confira a nota da Sedam na íntegra:
 
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) esclarece que as informações sobre o uso do Fundo Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais (Funclima), que circulam em redes sociais, são incorretas. Os recursos do Funclima são destinados à promoção da adaptação climática, conservação da biodiversidade e fortalecimento da gestão ambiental.
 
A respeito das viagens da Sedam, a participação na COP 16 foi reduzida para minimizar custos e assegurar a presença do estado em debates globais sobre meio ambiente, alinhando políticas regionais com metas internacionais. Durante a COP 16, a delegação de Rondônia participou de painéis sobre integração entre clima e biodiversidade, educação ambiental e estratégias sustentáveis, destacando a importância da cooperação entre comunidades locais, governo e academia para enfrentar desafios ambientais. Também foram discutidas as metas do Marco Global de Biodiversidade 2030 Kunming-Montreal, que busca conservar 30% dos ecossistemas globais.
 
Além disso, a delegação tratou da criação de corredores ecológicos e do papel das instituições financeiras na mobilização de recursos para a biodiversidade. A participação de Rondônia fortalece parcerias internacionais e possibilita captação de recursos, além de representar as demandas regionais no cenário global”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS