O Santos vive um momento conturbado. A equipe não começou bem o Campeonato Brasileiro e decidiu mudar o comandante, demitindo Pedro Caixinha e apostando em Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite.
Pratique o jogo seguro.
Com a chegada do comandante, algumas entrevistas antigas voltaram a repercutir. Cléber Xavier chegou a dizer em março que Neymar não quis ser como Messi ou Cristiano Ronaldo, destacando que faltou cuidado.
“Neymar é craque. Não apareceu jogador como ele nos últimos 15 anos. Mas os cuidados que ele deveria ter ele não tem. Opção dele. Ele não quis ser Messi nem
Cristiano Ronaldo. Mesma coisa o Ronaldinho Gaúcho”, destacou na época ao Globo.
Antes disso, em 2024, ele concedeu outra entrevista em que foi questionado sobre a possibilidade de Neymar voltar ao Brasil. O agora comandante destacou que isso não iria acontecer, pois o jogador deveria voltar para a Europa.
“Não. Não consigo enxergar o Neymar jogando aqui. Espero que ele se recupere, cumpra o contrato no
Al-Hilal, consiga voltar para a Seleção, e eu ainda o vejo jogando num grande clube da Europa. Torço por isso”, disse Cléber Xavier na época.
Vale destacar que Cléber Xavier já trabalhou com Neymar em duas Copas do Mundo: a de 2018, na Rússia, e a de 2022, no Catar. O camisa 10 está fora dos primeiros jogos do novo comandante, já que segue em tratamento de lesão.
Trabalhando em dois turnos, a expectativa é que
Neymar volte o mais rápido possível, mas ainda sem prazo definido.
Cléber Xavier fala em estilo ofensivo, mas primeiros jogos não animam
Após 24 anos ao lado de Tite, Cléber Xavier deixou o comandante após a saída de ambos do Flamengo e, desde então, passou a buscar uma oportunidade como treinador. No Santos, ele tem sua primeira experiência, portanto, ainda existem muitas dúvidas sobre seu estilo de jogo.
Segundo ele, a ideia é realizar um trabalho em conjunto com a diretoria fora de campo e, dentro, contar com um futebol agressivo.
“Um treinador que vá para a campo fazer com que a gente treine de maneira concentrada, de maneira intensa, porque o futebol hoje está sendo jogado muito desse jeito. Eu também, dentro do meu pensamento de futebol, busco um futebol vertical. O futebol de pressionar alto. Um futebol agressivo no sentido ofensivo e agressivo no sentido defensivo, claro que flexível às situações em que eu vou encontrar”, destacou.
Apesar disso, os primeiros jogos do Peixe sob o comando de Cléber Xavier não empolgaram. A estreia foi com um empate por 1 a 1 contra o CRB, pela
Copa do Brasil. Em seguida, perdeu para o Grêmio por 1 a 0 e empatou sem gols com o Ceará, ambos pelo
Brasileirão.
Títulos de Cléber Xavier como auxiliar
Como auxiliar de Tite, Cléber Xavier acumula diversas conquistas. São elas:
Grêmio
Internacional
Corinthians
-
Campeão Brasileiro (2011 e 2015)
-
Campeão da Libertadores (2012)
-
Campeão Mundial de Clubes (2012)
-
Campeão Paulista (2013)
-
Campeão da Recopa Sul-Americana (2013)
Flamengo
Seleção Brasileira