Após públicação de Rondoniaovivo, FATEC emitiu nota sobre o caso de trabalhos acadêmicos descartados incorretamente em Porto Velho (RO). Relembre o caso lendo a matéria e confira a nota da faculdade abaixo.
"Em razão das notícias veiculadas nesta data acerca de documentos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) supostamente vinculados à antiga FATEC, encontrados em terreno baldio nesta Capital, a administração vem, por meio desta, esclarecer à comunidade o quanto segue:
1. A instituição já se encontrava em processo de falência antes do ano de 2018, período em que os professores Francisco e Wagner assumiram a administração.
2. Em 2018, os professores Francisco e Wagner passaram a administrar a FATEC, envidando esforços para sua reestruturação, mesmo diante das severas dificuldades financeiras e administrativas então existentes.
3. Em 2019, segundo apurado e formalizado em boletins de ocorrência perante as autoridades competentes, com depoimentos já prestados, terceiros – dentre eles dois advogados no Estado de Rondônia, um ex-advogado com inscrição na OAB cassada e dois ex-funcionários da instituição – teriam praticado atos irregulares, retirando indevidamente a faculdade da esfera de gestão dos professores Francisco e Wagner e assumindo o controle da entidade de forma não autorizada. Tais fatos são objeto de medidas administrativas e judiciais.
4. Sobreveio decisão judicial que determinou a restituição da instituição aos professores Francisco e Wagner. Contudo, apenas o CNPJ foi efetivamente restituído, permanecendo comprometidos ou inacessíveis o restante do patrimônio, a infraestrutura e acervos relevantes.
5. A administração repudia expressamente qualquer descarte irregular de documentos acadêmicos e não reconhece ter determinado, autorizado ou executado operação de aterramento ou ocultação de TCCs, inclusive mediante uso de maquinário."