Durante a solenidade, foi exibido o trailer do documentário Locomotiva 18. Em seguida, foi destacada a importância simbólica da honraria e o trabalho realizado pelos agraciados.
Também foi ressaltado que os homenageados atuam em diferentes áreas da sociedade, como serviço público, iniciativa privada, cultura e comunicação, refletindo a diversidade e a força da capital.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes, parabenizou os agraciados e destacou a diversidade de áreas representadas, como literatura, saúde, direito, gestão pública, empreendedorismo e iniciativa privada.
A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, representantes de instituições públicas e privadas e lideranças comunitárias, reforçando o caráter solene e representativo do evento.
Agraciados com a Comenda Madeira-Mamoré
- Fábio Rodrigues Fregona
- Miguidonio Inácio Loiola Neto
- Yvonete Fontinelle de Melo
- Flavia Shimizu Manzinni
- Sandra Maria Barretos de Moraes
- Márcio Nogueira
- Ernande da Silva Segismundo
- Paulo Cesar Pires Andrade
- Arimar Souza de Sá
- Milton Pellucio
- Lilian Maria Moser
- José Dettoni
- Márcia Nunes Maciel (Márcia Muratanamak)
- Flavio da Silva Dutka
- Cledenice Blackman
- Volcir Antonio Belini
- Fabio Willians de Brito Camilo
- Manoel Costa Mendonça (Manelão)
- Silvio Macedo dos Santos (Zé Katraca)
- Paulo Rogério da Costa Andreoli
- Eulelio Brito Ladeia
- Marco Aurélio do Nascimento Anconi
- Birivaldo Lourenço Freitas da Silva
- Gabrielle Custodio Junqueira (Gabrie)
A líder indígena Márcia Mura destacou que a homenagem representa um reconhecimento coletivo ao povo Mura, ressaltando a ancestralidade e a resistência dos povos originários no território.
A Comenda Madeira-Mamoré leva o nome de um dos maiores símbolos históricos da região Norte, em referência à ferrovia que marcou a formação econômica e social da capital.
Ao final da solenidade, os homenageados receberam medalhas e diplomas, em um momento de reconhecimento público pelos serviços prestados à cidade.