INCENTIVOS: Rondônia é parte do Plano Safra da Agricultura Familiar

Agricultores familiares rondonienses já contrataram mais de R$ 4 bilhões de crédito rural nas últimas três safras

INCENTIVOS: Rondônia é parte do Plano Safra da Agricultura Familiar

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Governo do Brasil retomou o Plano Safra da Agricultura Familiar na safra 2023/2024. Desde então, os agricultores familiares de Rondônia já contrataram mais de R$ 4 bilhões em crédito com juros subsidiados pelo governo para investir na produção de alimentos saudáveis e gerar renda. Até o momento, considerando que a safra 2025/2026 finaliza no dia 30 de junho, já foram mais de 43 mil contratos de crédito rural feitos no estado. 
 
 
Em todo o Brasil, entre 2023 e 2025, mais de 2 milhões de agricultores familiares acessaram o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, previsto no Plano Safra da Agricultura Familiar. 
 
 
Além de recordes em investimentos, o Governo do Brasil garantiu à agricultura familiar redução de juros para a produção de alimentos e novas linhas para mulheres rurais, jovens, irrigação sustentável e transição agroecológica. Essas mudanças resultaram na ampliação da diversificação dos produtos financiados, com variação, por exemplo, nos contratos para o cultivo de feijão (+92%), arroz (+30%), leite (+26%), pescados (+26%) e bovinos (+107%). É mais renda no campo e mais alimento de qualidade para a mesa das famílias brasileiras.
 
 
O apoio do Governo do Brasil à agricultura familiar impactou na redução histórica no preço dos alimentos e na saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, em 2025, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. "Nós diferenciamos os juros para esses alimentos que vão para a mesa do povo brasileiro. E foi um sucesso porque tivemos queda dos preços dos produtos nas feiras e supermercados. Um segundo esforço foi aumentar os programas de compras públicas para a agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar [Pnae] e o Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], que é aquele programa que você compra alimento da agricultura familiar e doa naquelas regiões onde tem insegurança alimentar ou com aquelas entidades que trabalham com pessoas que estão em insegurança alimentar", explica Teixeira.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS