O professor Fagton de Mattos Negrão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi eleito Zootecnista do Ano por Unidade da Federação 2025 em Rondônia, em premiação concedida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O anúncio foi divulgado no dia 4 de fevereiro de 2026.
A entrega oficial do reconhecimento está prevista para o mês de maio, durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2026), que será realizado em Viçosa, Minas Gerais. A honraria é destinada a profissionais que se destacam pela atuação técnica, relevância científica e contribuição ao desenvolvimento da Zootecnia nos âmbitos estadual e nacional.
Docente do Curso de Zootecnia do IFRO desde 2017, Fagton Negrão já exerceu a função de coordenador do curso e, em 2021, recebeu o Prêmio de Coordenador de Curso do Ano, também concedido pela ABZ. Ele é graduado em Zootecnia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), possui pós-graduação em Manejo de Pastagens e é mestre e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A atuação acadêmica do professor concentra-se nas áreas de forragicultura, manejo de pastagens e nutrição de ruminantes, além da participação em grupos de pesquisa e projetos voltados à produção animal. Segundo o IFRO, a premiação reconhece a qualificação do corpo docente da instituição e sua contribuição para a produção de conhecimento científico aplicado ao setor agropecuário, com impacto regional e nacional.
Além de Rondônia, também foram premiados na Região Norte os seguintes profissionais: Aroldo de Souza (Acre), Alyne Cristina Sodré Lima (Amapá), Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti (Amazonas), Stephane Vasconcelos Leandro (Pará), Matheus Alípio Costa Caldas (Roraima) e Pedro Henrique Rezende de Alcântara (Tocantins).
De acordo com a Associação Brasileira de Zootecnistas, o prêmio Zootecnista do Ano é concedido anualmente a profissionais que se tornam referência em seus respectivos estados ou no Distrito Feder