Alunos da Escola Municipal Ozéias Martins, em Jacinópolis (Nova Mamoré), permanecem sem aulas desde o início do ano letivo por causa de uma falha no transformador da subestação particular da unidade. De acordo com a concessionária Energisa, procurada por Rondoniaovivo nesta terça-feira (10), o problema técnico no equipamento interno foi identificado em janeiro, mas o pedido oficial da prefeitura para a substituição e aumento de carga só foi protocolado no dia 27 de fevereiro.
Em nota, a concessionária esclarece que por envolver uma subestação de responsabilidade da própria escola, cabe ao município a manutenção e adequação do sistema. O prazo regulatório da ANEEL para este tipo de procedimento é de até 30 dias após a solicitação. A Energisa informou que busca antecipar as etapas para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.
O atraso no início das atividades pedagógicas motivou uma manifestação de pais de alunos na última segunda-feira (9). Os responsáveis cobram agilidade da administração municipal e relatam preocupação com a segurança, devido ao uso de extensões elétricas improvisadas que conectam a escola a uma Unidade Básica de Saúde vizinha, cruzando a via pública.
A Secretaria Municipal de Educação ainda não se manifestou oficialmente sobre o intervalo de 45 dias entre a queima do equipamento e o protocolo junto à concessionária. A interrupção prolongada compromete o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o que exigirá a reposição de aulas para evitar prejuízos ao calendário escolar de 2026.
O Rondoniaovivo procurou a Prefeitura de Nova Mamoré, mas não recebeu resposta até a última atualização deste conteúdo.
* Com conteúdo de Jaci News.