Alunos-eleitores dos colégios Marcelo Cândia e Carmela Dutra recebem visitas do MPF e Idero
A campanha do Ministério Público Federal pelo Voto Consciente visitou nesta quinta-feira mais de 1,6 mil estudantes das escolas Marcelo Cândia e Carmela Dutra. Os quatro procuradores eleitorais e representantes do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero) percorreram 44 salas de aula com o objetivo de orientar os jovens eleitores sobre a necessidade de se ter eleições limpas, voto livre e consciente.
Pela manhã, os procuradores eleitorais Ercias Rodrigues e Reginaldo Trindade estiveram no colégio Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire, falando a dez turmas de estudantes do ensino médio. "É importante essa interação do MPF com os estudantes, um momento para os alunos refletirem sobre a importância do voto consciente", disse a vice-diretora, Rosângela Coutinho.
Durante a visita às salas, houve entrega de material educativo sobre a importância de não vender, trocar ou negociar o voto nas próximas eleições. "O esclarecimento dado pelos procuradores com relação ao voto consciente nos orienta a votar nas pessoas que realmente estão preparadas para assumirem os cargos políticos", afirmou Jhonatas Oliveira Jesus, 17 anos, aluno do 1º ano do ensino médio.
À tarde, os dois procuradores, a procuradora eleitoral Lucyana Pepe e representantes do Idero estiveram na escola Carmela Dutra, percorrendo 34 salas de aulas. À noite, o procurador regional eleitoral Heitor Soares, o promotor de Justiça Marcelo Lima e representantes do Idero visitarão outras dez turmas de ensino médio do colégio.
Dia D
As visitas às escolas também fazem parte das atividades preparatórias para o Dia D de Combate à Corrupção Eleitoral, que será realizado em todo país amanhã, sexta-feira, dia 3 de setembro. Em Porto Velho, o Dia D é promovido pelo MPF, TRE, Ampro, MP/RO, Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Idero. Para marcar a data, será realizado um ato público na praça Jonathas Pedrosa, no Centro, a partir de 9h.
“A conscientização dos eleitores é o que pode dar um basta à corrupção eleitoral, principalmente à compra de votos. Queremos levar esta mensagem aos novos eleitores para que, em um futuro próximo, o país tenha mais ética na política”, argumenta o procurador Heitor Soares.