Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira , o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Reginaldo Trindade, ao lado do procurador chefe, Fábio Oliveira, lançou oficialmente a Operação Sempre MPF.
De acordo com os procuradores, a operação, iniciada na última semana, tem como principal foco reforçar as investigações para coibir e atacar a corrupção e as ações do crime organizado instalados na prefeitura da Capital.
Ainda de acordo com Trindade, as investigações, que tem como alvo principal a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre), também já investiga irregularidades em outras pastas municipais.
“A Operação Endemia revelou apenas a ponta do ice Berg. Vamos fazer uma devassa. Já detectamos indícios de crimes e vamos agir nos rigores da lei e atuar onde quer que seja”, garantiu o magistrado.
Com denúncias de que servidores da Sempre estariam sendo obrigados a compactuar com uma possível queima de arquivos nos computadores do órgão, o procurador informou que já estão sendo tomadas medidas que ponham fim ao clima de terror vivido pelos servidores ameaçados e que as investigações já buscam os responsáveis.
“Neste caso essas pessoas estão destruindo provas e interferindo no andamento das investigações. É caso de prisão imediata”, afirmou.
Em relação aos acusados presos na Operação Endemia, Reginaldo Trindade informou que já ingressou com medida cautelar no âmbito civil para reverter um possível Harbeas Corpus e evitar que os envolvidos retornem aos seus cargos e desestabilizem as ações da operação.
“Esperamos que os demais órgãos também ingressem com ações semelhantes. Para o crime organizado essa batalha é desigual e como eles não têm escrúpulos podem querer atrapalhar nosso trabalho”, disse.
Confira o vídeo com trechos da coletiva com os procuradores Reginaldo Trindade e Fábio Oliveira. (EM INSTANTES)