A Operação Lei Seca realizada da noite de sexta-feira (19) até o domingo (21) autuou 131 pessoas por dirigir sob influência de álcool em Rondônia.
As blitz aconteceram em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal Rolim de Moura e Ji-Paraná.
Foram abordados 2.172 durante as ações de fiscalização e dos 131 multados acabaram presos 58 motoristas porque passaram de 0,33 MG/L de teor alcoólico.
Os presos foram levados para delegacias de Polícia.
A Operação Lei Seca tem sido uma importante ação0 de segurança pública do Estado, sendo requisitada por populares e autoridades locais ante seus relevantes resultados positivos, entre eles a inibição de sinistros de trânsito com vítimas, sendo sua manutenção requisitada por diversas autoridades da saúde, as quais veem a Operação Lei Seca como uma importante ferramenta de controle da lotação das unidades hospitalares do Estado, as quais atendem em sua maioria vítimas envolvidas em sinistros de trânsito.
Desde o início da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro em 2009 e em Rondônia no ano de 2012, o número de mortes decorrentes de sinistros de trânsito no Brasil vem caindo consideravelmente conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, representando de 2011 a 2020 uma redução aproximada de 24%.
Em Rondônia a redução foi de 30,1% considerando o número de mortes registradas em 2011 em relação às 413 registradas.