OPERAÇÃO: Grupamento de Busca e Salvamento localiza armas da LCP após confronto com BOPE

Operação de mergulho foi cumprida com sucesso, sendo recuperado arma de grosso calibre

OPERAÇÃO: Grupamento de Busca e Salvamento localiza armas da LCP  após confronto com BOPE

Foto: Divulgação

No sábado (28) Após intenso confronto entre membros da LCP - Liga dos Camponeses Pobres e policiais do BOPE - Batalhão de Operações Especiais e com apoio do BPCHOQUE - Batalhão de Policiamento de Choque, BRFron - Batalhão de Divisas e Fronteiras, BPTRAN - Batalhão de Trânsito e 9º BPM - 9° Batalhão Silvério Alves Feitosa de Polícia Militar, o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia foi acionado para a recuperação de material bélico (armas de fogo, carregadores e munição) que havia sido jogado pelos criminosos nas águas do Rio Cotia, necessitando assim da habilidade dos Mergulhadores de Resgate, como são popularmente conhecidos os mergulhadores especializados através do Curso de Mergulhador Autônomo - CMAut, curso este ministrado pelos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

 

A operação de mergulho foi cumprida com sucesso, sendo recuperado arma de grosso calibre, carregadores, munições e uma pistola, demonstrando assim a competência dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia - CBMRO bem como a necessidade de suas habilidades para o atendimento da ocorrência e futura conclusão do caso.

 

Os Corpos de Bombeiros Militares da Federação tem como missão comum o Combate e Prevenção de Incêndios, a Defesa Civil, o Salvamento, o Serviço de Guarda Vidas, o Atendimento Pré-Hospitalar e o Mergulho de Resposta em Emergência. Ficando assim, sob responsabilidade dos CBMs, os resgates e buscas de corpos e objetos submersos nos diversos ambientes aquáticos.

 

Em virtude dos inúmeros canais, açudes, represas, lagos, lagoas, rios, riachos, entre outros que banham nosso Estado, e dos riscos que as águas turvas, corredeiras e a fauna subaquática agressiva, características da região amazônica, que juntamente com a pressão atmosférica que os bombeiros mergulhadores do Estado Rondônia estão expostos, tornam a atividade de mergulho a segunda profissão mais perigosa do mundo, onde os fatores de risco citados contribuíram para recorrentes acidentes ao efetivo no exercício da atividade de mergulho.

 

O Mergulho de Segurança Pública – MSP é uma modalidade específica de mergulho profissional responsável pelo resgate, busca e recuperação subaquática de corpos humanos, restos mortais, carros, motos, aeronaves e/ou outros objetos submersos nos mais diversos tipos de meio líquido, hostis e contaminados.

 

Esse tipo de trabalho visa à recuperação tanto de corpos, para entregar aos familiares, a fim de que a família possa enterrar seu ente querido, além da recuperação de um bem submerso depois de um acidente ou de um crime cometido, com o objetivo de levantar provas e/ou evidências e complementar um inquérito policial, bem como, para servir de perícia na conclusão do caso.

 

O Mergulhador de Segurança Pública é aquele que efetua o mergulho de resposta em emergência, efetuando operações de mergulho em qualquer hora, a qualquer tempo e em qualquer água, sempre atendendo aos requisitos mínimos de segurança exigidos.

 

São mergulhos geralmente em águas turvas, com correntezas, visibilidade quase sempre zero, com a existência de galhos de árvores, troncos, enroscos, animais selvagens, e geralmente, nas piores condições de trabalho possíveis.

 

Portando, o Mergulho de Segurança Pública não é nada agradável, nem aventureiro, tão pouco um mergulho atrativo ou recreativo, mas sim uma atividade fundamental para a sociedade, realizada por profissionais altamente capacitados e comprometidos com a missão.

Galeria de Fotos da Notícia

OPERAÇÃO: Grupamento de Busca e Salvamento localiza armas da LCP  após confronto com BOPE

OPERAÇÃO: Grupamento de Busca e Salvamento localiza armas da LCP  após confronto com BOPE

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS