COMBATE À FAKE NEWS: Semtran vai permitir ‘furar’ sinal vermelho entre 23 e 05 da manhã

Porém, haverá controle de velocidade para evitar acidentes; secretário grava vídeo para combater notícias falsas nas redes sociais

Depois de uma enxurrada de notícias falsas (fake News) em grupos de WhatsApp, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), por meio do seu titular Anderson Pereira, divulgou um vídeo que foi definida a flexibilização do avanço do sinal vermelho aos motoristas na madrugada em locais que haja monitoramento por radares.

 

A flexibilização será das 23 às 05h da manhã. Mas, é preciso atenção dos condutores e respeitar os limites de velocidade no local, antes de fazer a travessia do cruzamento.

 

O motivo dos esclarecimentos são informações sobre a instalação de câmeras/radares de monitoramento em 15 semáforos em cruzamentos de grande movimento em Porto Velho.

 

A medida atende determinação do Governo Federal, que quer diminuir as infrações e trazer mais segurança aos motoristas e pedestres.

 

 

Instalação

 

Antes do início do funcionamento do monitoramento nesses cruzamentos, a Semtran vai fazer a sinalização dos cruzamentos e também colocar equipes de educação de trânsito para atuação nesses locais, para orientar os condutores em um período de adaptação antes do funcionamento das câmeras.

 

“Em razão desse trabalho, a população passou a questionar se as câmeras funcionarão durante a madrugada. Em razão disso, fizemos um estudo e respeitando o que já decidiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), informamos à população da capital que o avanço do sinal vermelho será permitido na madrugada, das 23h às 5 da manhã, mas o condutor precisará observar a velocidade da via, reduzindo para verificar se pode fazer a travessia do cruzamento em segurança. Ou seja, não pode passar em alta velocidade, de qualquer jeito e sem nenhuma precaução, pois o risco de acidentes graves dessa forma é enorme. Recomendamos prudência e atenção”, reforçou o titular da Semtran, Anderson Pereira.

 

Ainda segundo Anderson, “vamos flexibilizar, mas não vai poder passar acima da velocidade e precisa olhar pros dois lados antes de avançar o cruzamento. A medida visa, além de proteger o motorista de acidentes, também prevenir ações de criminosos nesse horário, já que carros parados em semáforos na madrugada podem ser alvo de bandidos”.

 

Semtran garante que haverá período de orientação e conscientização de motoristas antes de multas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

 

Pontos

 

Serão instaladas câmeras em 15 semáforos em cruzamentos onde ocorrem acidentes e outras infrações de trânsito com frequência. Os locais foram escolhidos de acordo com dados estatísticos do Detran.

 

1 – Avenida Pinheiro Machado com Avenida Presidente Dutra

 

2 – Avenida Duque de Caxias com Avenida Marechal Deodoro

 

3 – Avenida Abunã com Rua Brasília

 

4 – Avenida Sete de Setembro com Rua Rafael Vaz e Silva

 

5 – Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Amazonas

 

6 – Avenida Governador Jorge Teixeira com Avenida Raimundo Cantuária

 

7 – Avenida Guaporé com Avenida Amazonas

 

8 – Avenida Raimundo Cantuária com Rua Buenos Aires

 

9 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Rio de Janeiro

 

10 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida José Vieira Caúla

 

11 -Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Calama

 

12 – Avenida Prefeito Chiquilito Erse com Avenida Imigrantes

 

13 – Avenida Amazonas com Avenida Mamoré

 

14 - Avenida Mamoré com Avenida Rio de Janeiro

 

15 -Avenida Campos Sales com Avenida Jatuarana

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS