*Ao fim do debate, ocorrido na sede do SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação) - Rede TV, a repórter Malu Calixto entrevistou os candidatos ao governo que participaram, para que fizessem uma análise do evento.
*Amir Lando - O debate é importante porque responde a questionamentos da população.
*Ivo Cassol - A avaliação foi 10, o povo pôde acompanhar e ver que em época de eleição tem gente que quer fazer muita mágica. Mas as propostas dos candidatos tem que respeitar. Mas depois que uma pesquisa mostrou que a minha candidatura estava seguindo o rumo da vitória começaram a aparecer difamações e até vídeos armados em programas de outros candidatos.
*Carlinhos Camurça - Acho que um debate como esse é muito importante, até porque a população pode avaliar as propostas dos candidatos. Aproveitei e mostrei a minha vontade de governar Rondônia para que possa reerguer novamente esse estado e atender a demanda da população.
*Fátima Cleide - Primeiro debate foi uma iniciativa feliz do SGC (Rede TV) e agradecer ao SINJOR (Sindicato dos Jornalistas do Estado de Rondônia), e dizer às pessoas que nos vê e ouve que já me sinto no segundo turno. Ressalto que a população quer ouvir proposta sérias e não mágicas. É salutar a iniciativa (do debate) pois proporciona a população a oportunidade de perceber quem realmente quer trazer benefícios ao Estado de Rondônia.
*Adilson Siqueira - Quero parabenizar a Rede TV e dizer que a democracia se faz com a sociedade civil organizada e com muita informação. Eu vi aqui quem não tem compromisso com o Estado, e candidatos que deveriam estar na cadeia. Digo que temos a capacidade para governar esse Estado e quero aproveitar para dar um abraço de solidaridade ao bispo D. Antônio Possamai que foi agredido e também foi ameaçado de morte.