NOVIDADE: Deputado anuncia novas vagas para curso de Medicina da UNIR

Parlamentar também quer pescado local na merenda de escolas brasileiras.

NOVIDADE: Deputado anuncia novas vagas para curso de Medicina da UNIR

Foto: Assessoria

O deputado Alan Queiroz (Podemos) afirmou na última quarta-feira (22), ao discursar em sessão ordinária, que as vagas na Unir para o curso de medicina podem ser ampliadas. Ele garantiu que o Ministério da Educação respondeu uma série de solicitações que ele enviou recentemente à pasta. Disse, inclusive, que foi convidado para ir a Brasília para tratar este e outros temas importantes para o setor educacional de Rondônia no próprio ministério. O parlamentar deixou claro que não pretende cometer nenhuma ingerência, citando que a Universidade Federal de Rondônia (Unir) é a grande parceira no processo e vai ser a responsável para se saber, com exatidão, quantas vaga extras poderão ser ofertadas.
 
 
Ele frisou que cobrou também que o benefício seja levado aos estudantes de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Segundo ele, trata-se de uma região que precisa muito de apoio. Acrescentou que mais vagas foram solicitadas também para as escolas técnicas federais existentes em Rondônia. A meta, segundo ele, é prestigiar as camadas sociais de menor poder aquisitivo, que não dispõem de orçamento para bancar os cursos, principalmente os superiores. Em aparte, o deputado Cássio Gois (PSD) parabenizou o empenho de Alan Queiroz na questão e elogiou também a Unir, que, conforme falou, tem cursos de direito de ótima qualidade, principalmente em Cacoal, onde se formou na área.
 
 
O orador anunciou ainda um projeto-piloto para construção de uma moderna ponte no bairro Costa e Silva, já confirmado pela empresa responsável pela obra. Ele adiantou que a intenção da companhia é de apresentação do serviço, ou seja, com custo zero para o governo estadual e prefeitura. Alan Queiroz disse que o projeto vai desafogar o trânsito na região e dar mais qualidade de vida aos moradores, que hoje enfrentam vias congestionadas e têm extrema dificuldades nos deslocamentos para outros setores da cidade. Ele afirmou que vai, o mais urgente possível, em busca de apoio para viabilização do serviço na secretaria de Obras e no Poder Judiciário para que tudo funcione dentro dos trâmites legais.
 
 
Pescado e carne bovina
 
O deputado comentou sobre a alta qualidade de produção da carne bovina e do pescado rondonienses. Enalteceu a recente premiação do tambaqui em concurso nos Estados Unidos, ao informar que protocolou nesta quarta-feira, na comissão de Indústria e Comércio, a importância de se buscar os canais competentes para que o peixe local possa ser inserido na merenda escolar de localidades também fora de Rondônia. Muitas escolas de outros estados, utilizam peixes provenientes do Vietnã na merenda.
 
 
"Por que não usar o tambaqui?" - indaga ele. "O tambaqui é mais gostoso, mais acessível e vai gerar mais renda para o próprio país", analisou. Sobre a carne vermelha, entende que o sabor diferenciado vem das pastagens verdes e do pouco uso de ração e conservantes. Alan lembrou que Rondônia está em missão na China, justamente falando sobre essas qualidades, "principalmente abordando esse trabalho dos pequenos produtores que giram a economia local".
 
 
O parlamentar pontuou, no entanto, que esses mesmos produtores enfrentam momentos difíceis com o preço do bezerro em baixa. Bem abaixo, conforme
comparou, do valor do ano passado. "Mas essas tratativas são vistas pelos agricultores de forma esperançosa por dias melhores", observou ele.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS