INSS: Confúcio Moura cobra providências para agilizar o serviço de perícias médicas

Parlamentar sugere como alternativa a realização de perícias médicas por vídeo conferência, como se faz na telemedicina

INSS: Confúcio Moura cobra providências para agilizar o serviço de perícias médicas

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

Em pronunciamento no Plenário do Senado nessa última quarta-feira (10), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou a necessidade de se encontrar um mecanismo para agilizar o serviço de perícias médicas demandadas pelo INSS no país.  Segundo o parlamentar, a situação está se agravando dia a dia em muitos estados brasileiros, principalmente nos estados da Amazônia.
 
De acordo com o parlamentar, muitas unidades do INSS foram abertas no passado e ficaram vazias, sem nenhum funcionário. Para o senador, hoje, em muitas cidades médias do Brasil, não existe um único médico perito para atender a demanda. “Esse problema é antigo e há o corpo de peritos do Governo Federal, credenciados, habilitados, nós reconhecemos a importância deles, mas são poucos demais e concentrados nas grandes capitais”, enfatizou.
 
Segundo Confúcio Moura, os peritos não vão para as cidades pequenas do interior. “Então nós temos que encontrar um mecanismo de credenciamento ou, modernamente, de fazer perícias por vídeo, tipo telemedicina, perícias à distância. Ou isso ou os médicos peritos de qualquer cidade, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Goiânia, de Brasília, devem ser deslocados para atender as demandas do interior do Brasil”, sugeriu o senador.
 
A ausência de peritos não pode ficar sem respostas por parte do Governo, ressalta o senador. Para ele, o ideal seria fazer um concurso público para atender todo o Brasil. “Nós sabemos que hoje os concursos públicos são muito limitados pelas questões orçamentárias. A necessidade existe e não se pode deixar a pessoa ficar um ano sem receber o seu benefício do INSS, que na maioria dos casos, é a única fonte de renda que tem”, lamenta Confúcio Moura.
 
Confúcio Moura lembrou que já utilizou a tribuna por várias vezes para abordar o assunto. “Eu tenho falado das audiências que fiz com ministros do Governo anterior e do Governo atual, que sempre demonstraram boa vontade, mas não conseguem sair do lugar. Todos têm uma resistência, uma dificuldade imensa para utilizar a tecnologia, os avanços que existem para resolver o drama dos serviços periciais do INSS. Isso é uma necessidade, pois as perícias são em pais de famílias e não em robôs”, sublinhou.
 
O senador comentou que não adianta ficar debatendo grandes temas enquanto assuntos que acometem as necessidades da população brasileira pobre não são resolvidos. “Imagina, você que está me ouvindo, ficar doente, um caso de acidente de trabalho, um acidente de rua, ficar enfermo, um ano, dois anos em casa, sem receber nada, sem ter condição de comprar medicamentos, sem condição de manutenção das suas necessidades familiares. Esse dinheiro faz falta! Então, é importante que essas perícias aconteçam com rapidez. Os usuários do INSS também são portadores de direitos e, mais, merecem respeito!”, concluiu Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS