OZONIOTERAPIA: Tratamento que também virou lei em RO ainda gera dúvidas sobre benefícios

Em julho do ano passado, presidente Lula também sancionou lei federal sobre o tema, que ainda causa polêmica

OZONIOTERAPIA: Tratamento que também virou lei em RO ainda gera dúvidas sobre benefícios

Foto: Reprodução da internet

Rondônia agora oferece uma nova alternativa de tratamento para pacientes com doenças graves no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): a ozonioterapia.

 

Apesar das críticas de organizações médicas nacionais, essa forma de terapia com ozônio foi oficialmente introduzida por meio de legislação e pode ser utilizada como um complemento aos tratamentos convencionais.

 

A Lei nº 5.728, sancionada em 5 de janeiro de 2024, estabelece condições específicas para a aplicação desse tratamento:

 

- Somente profissionais de saúde com formação superior e registro em seus respectivos conselhos profissionais estão autorizados a administrar o tratamento.

 

- O procedimento só pode ser realizado com equipamentos de produção de ozônio medicinal que estejam de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

- Antes da aplicação, o profissional responsável deve informar ao paciente que a terapia é complementar.

 

A Anvisa reforçou em comunicado que os dispositivos registrados para a aplicação da ozonioterapia são destinados exclusivamente a tratamentos odontológicos e estéticos, incluindo procedimentos como tratamento de cárie dental, prevenção de inflamações, auxílio em cirurgias odontológicas, limpeza da pele, entre outros.

 

A agência ressalta que não existem equipamentos de produção de ozônio para uso médico aprovados no Brasil devido à falta de evidências científicas que confirmem sua eficácia e segurança. Empresas interessadas em regularizar novos equipamentos para outros usos devem apresentar estudos clínicos que comprovem sua eficácia e segurança.

 

Ozonioterapia também é utilizada no tratamento de dores crônicas das articulações - Foto: Istockphoto.com

 

O que é

 

A ozonioterapia é descrita pela Secretaria de Saúde de Rondônia como um tratamento que utiliza uma mistura dos gases medicinais oxigênio e ozônio, com o objetivo de auxiliar no tratamento de doenças graves, como câncer, dores crônicas, infecções diversas, feridas, queimaduras e problemas vasculares.

 

Polêmica nacional

 

Em julho de 2023, o Senado aprovou uma lei que permite a ozonioterapia em todo o território nacional. No entanto, a Academia Nacional de Medicina (ANM) expressou preocupações e pediu ao presidente Lula que vetasse o projeto, argumentando a falta de evidências científicas sobre sua eficácia e os riscos à saúde.

 

Em resposta às críticas, a legislação estabelece que a ozonioterapia seja utilizada apenas como um procedimento complementar. Essa decisão gerou controvérsias, uma vez que tanto a ANM quanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) expressaram reservas quanto à eficácia e segurança desse tratamento.

 

Embora a ozonioterapia tenha sido autorizada, seu uso fora das condições estabelecidas pela legislação é considerado infração sanitária, sujeita a penalidades como interdição, cancelamento de registro e multa. Qualquer solicitação para nova autorização está sujeita à apresentação de documentação e análise específicas.

Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS