Uma decisão do prefeito de Candeias do Jamari (RO), Lindomar Garçon, deixou centenas de pessoas sem alternativas para tratamentos que já aguardavam a muito tempo. Pressionado por vereadores, o prefeito cancelou 247 cirurgias que estavam programadas para iniciar na próxima segunda-feira (09). A medida não levou em consideração as condições dos pacientes e as urgências dos casos.
Pelo que foi informado ao jornal eletrônico
Rondoniovivo, o governo estadual destinou recursos desde 2021, atendendo pedido do ex-prefeito Valteir Queiroz, que alegou o grande número de pacientes em espera. Desde os recebimentos dos recursos, o secretário Nikollas Munhoz realizou na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) todo o processo de contratação dos profissionais, assinou contratos e as cirurgias começariam na próxima segunda-feira, conforme cronograma anunciado aos pacientes.
O cancelamento das cirurgias aconteceu por volta das 19h30, desta quinta-feira (05), com o ato anulando o empenho para o pagamento dos procedimentos. Segundo o que consta, os médicos contratados já estão em Porto Velho com agenda profissional fechada para atender essa demanda de 247 pacientes de Candeias do Jamari. Além dos médicos, todos os demais profissionais de assistência que participam das cirurgias também já estavam disponíveis.
A decisão do prefeito Garçon causará prejuízos e danos aos profissionais de saúde, além de aumentar o sofrimento dessas pessoas que a muito tempo já aguardavam com ansiedade pelos atendimentos que podem definir o curso dessas vidas.
ATUALIZAÇÃO
No início da tarde desta sexta-feira (06), a Câmara Municipal de Candeias do Jamari emitiu nota exclarecendo que não tem responsabilidade sobre a ingerência dasaúde do Município. Veja a nota:
Nota de Repúdio
Os Vereadores de Candeias do Jamari vêm a público repudiar veementemente as insinuações feitas acerca da ingerência na saúde por parte da gestão municipal, que tenta responsabilizar o legislativo pela não realização de cirurgias já autorizadas.
Na mesma oportunidade, esclarecemos que tudo o que competia ao legislativo aprovar em relação a essa questão já foi devidamente aprovado. É certo que eventuais desentendimentos entre o gestor do município e a pasta da saúde não podem recair sobre o parlamento.
Desta forma, reforçamos nosso compromisso com a saúde do município e com a população de Candeias do Jamari, deixando claro que iremos cobrar explicações, cumprindo nosso papel fiscalizador, que não se confunde com o do gestor ou suas ingerências.
Por fim, lamentamos a atitude injustificável do prefeito ao cancelar o mutirão de cirurgias, reiterando nosso total apoio à urgente realização dessas cirurgias e à correta aplicação dos recursos já disponibilizados.
Atenciosamente,
Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari/RO.