Ao iniciar os trabalhos da Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) desta terça-feira (10), o presidente do Colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), que é o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) lembrou que encerra hoje o prazo para apresentação das emendas e que terá apenas 48 para analisá-las e evidenciou preocupação com os prazos para o fechamento do relatório final até a próxima quinta-feira (12).
Confúcio Moura disse que houve uma negativa sobre o projeto de Lei Complementar 210 de 2024, onde o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, não aceitou as considerações das medidas tomadas pelo Supremo, e que isso causou um desconforto na Casa e que os parlamentares terão que administrar tudo isso.
O senador destacou que a internação no presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta noite, em São Paulo, para uma internação de urgência para a realização de uma craniotomia, se torna um pouco mais difícil essas negociações, que terão de ser feitas com a Casa Civil e o vice-presidente, Geraldo Alkmin.
“Então tudo isso está passando aqui no Congresso Nacional. Nós temos que aprovar a LDO. É necessária a aprovação caso haja qualquer tipo de obstáculo ou obstrução será a primeira vez na história que isso pode acontecer. Eu não tenho registro de caso semelhante, porque aí entra um apagão de governança, porque não aprovando a LDO, o governo não pode gastar nada. Fica complicado para o início do ano que vem”, enfatizou.
Confúcio Moura disse que o orçamento de 2025 pode até esperar um pouco, mas a LDO não. “Nós estamos aguardando com muita expectativa e bom senso, que os dois presidentes das casas, Rodrigo Pacheco e Artur Lira, que chamem para si essas deliberações e a gente possa trabalhar”, pontuou.
Solidariedade ao presidente Lula
Antes, o senador Confúcio Moura manifestou solidariedade ao presidente Lula e desejou plena recuperação, após passar por cirurgia às pressas e está internado em UTI, após sentir dor de cabeça.
“Segundo os noticiários e algumas apresentações de neurocirurgiões, é uma cirurgia que tem um prognóstico bom, a gente espera que ele se recupere logo, o mais rápido possível que o presidente reassuma em um tempo justificado. A gente fica sempre muito preocupado, então tem que ficar em repouso mesmo e que os ministros assumam o comando e o ritmo do governo.
Manifesto minha solidariedade ao presidente Lula e desejo uma plena recuperação. Esperamos que ele se recupere logo, o mais rápido possível. A gente fica sempre muito preocupado, então tem que ficar em repouso mesmo e que os ministros assumam o comando e o ritmo do governo.