SANCIONADA: Nova Lei da Ficha Limpa tira Cassol da disputa e mantém Gurgacz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (29), as alterações aprovadas na Câmara e Senado

SANCIONADA: Nova Lei da Ficha Limpa tira Cassol da disputa e mantém Gurgacz

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
O projeto que altera a Lei da Ficha Limpa foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vetos em trechos que reduziam prazos de inelegibilidade de políticos condenados. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (30/9) e vale para as eleições de 2026.
 
Entre os pontos mantidos está a contagem do prazo de inelegibilidade a partir da condenação, limitada agora a oito anos — antes, poderia alcançar até 12 anos. Porém, Lula vetou a aplicação retroativa da regra, o que manterá de fora das eleições políticos condenados por crimes contra a administração pública.
 
 
Efeitos em Rondônia
 
A decisão teve impacto direto em Rondônia, onde o ex-governador Ivo Cassol tinha expectativa de voltar à disputa eleitoral. Com o veto presidencial, Cassol segue inelegível, já que sua condenação foi por crime contra a administração pública.
 
Para o ex-senador Acir Gurgacz, que teve condenação por crime financeiro, a análise jurídica é poderá disputar as eleições de 2026, beneficiado pelas mudanças aprovadas.
 
 
Código Eleitoral parado
 
Enquanto isso, o novo Código Eleitoral, que poderia trazer mais alterações, segue parado no Senado desde agosto. Para valer nas próximas eleições, o projeto precisaria ser votado e sancionado até esta sexta-feira (3), o que é considerado improvável.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS