SEGURANÇA PÚBLICA: Governo Federal inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia

Unidade é espaço estratégico para a integração de forças de segurança no enfrentamento a crimes transnacionais na região amazônica

SEGURANÇA PÚBLICA: Governo Federal inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo Federal deu início nesta terça-feira, 17 de junho, às operações do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus (AM). O espaço, posicionado em localização estratégica, é voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que afetam a região.
 
"O crime organizado não é mais um problema local. Ele é um flagelo global e só pode ser enfrentado com ações integradas, coordenadas e com a troca constante de informações e inteligência entre os países”, afirmou Lewandowski, na cerimônia que marcou o início das atividades do CCPI Amazônia. Ele ressaltou que o Centro surge como um exemplo prático e eficiente dessa abordagem cooperativa.
 
ARTICULAÇÃO — O novo Centro funcionará como um espaço de articulação conjunta entre forças de segurança pública do Brasil e de países vizinhos, promovendo o intercâmbio ágil de informações e o desenvolvimento de ações integradas no combate a crimes ambientais e outros como tráfico de drogas e contrabando.
 
O CCPI contará também com representantes dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), fortalecendo a cooperação. A estrutura do Centro inclui serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise, sala de imprensa, entre outros espaços voltados à atuação coordenada.
 
O centro é fruto de parceria com o BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com recursos do Fundo Amazônia. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também defendeu o papel fundamental da cooperação entre forças de segurança para enfrentar os desafios ambientais e criminais na região amazônica. Segundo ele, o CCPI é “o coração da inteligência estratégica para combater o crime na Amazônia”, permitindo um salto de qualidade no monitoramento e na resposta às ações ilegais.
 
EMISSÃO ZERO DE CARBONO — O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciou que o prédio do CCPI deverá ser o primeiro edifício da Polícia Federal com emissão zero de carbono, alinhado ao compromisso com a sustentabilidade ambiental. “Já estamos na fase final do processo de chamamento público para tornar esse edifício carbono zero, aqui mesmo, em Manaus, onde iniciei minha carreira há mais de 20 anos”, declarou.
 
O CENTRO — O CCPI é uma das principais entregas do Governo Federal no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), resultado dos compromissos assumidos na Carta de Belém e dos Estados da Amazônia Legal.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

ET CASARIN LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS