O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fala sobre os acordos comerciais e técnicos bilaterais com a Rússia, ao lado do chefe da comitiva do Serviço Federal Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Sergey Dankvert.
“A Rússia, sozinha, já importa quase todo o volume da União Européia. Há menos de um ano, tínhamos problemas de entendimento sanitário. Hoje, nossas relações estão estabilizadas”, destacou Stephanes.
O ministro salientou que a comissão pretende certificar mais 40 estabelecimentos brasileiros para a importação de carne e que, com isso, sobe para 16 o número de estados brasileiros habilitados a exportar para a Rússia – contra apenas oito autorizados pela União Européia.
“As relações dos nossos países estão se desenvolvendo de forma bastante dinâmica. Se observarem que, no ano 2000, importávamos 30 mil toneladas de todos os tipos de carne e que em 2007 o volume atingido superou as 950 mil toneladas, veremos o quanto é importante esse desenvolvimento de nossas relações”, apontou Dankvert.
Stephanes disse ainda que a visita da comitiva vai servir para consolidar a exportação de gado leiteiro para a Rússia.
*
VEJA TAMBÉM
*
Restrições à importação de carne bovina de Rondônia serão revistas pelo Governo do Rio Grande do Sul
*
Idaron: mais carros e equipamentos para ampliar o combate à aftosa