FUTURO: Carro voador pessoal de dois lugares chega em 2024 e veja por quanto

O veículo pode levar 226 kg de carga útil e atinge 225 km/h

FUTURO: Carro voador pessoal de dois lugares chega em 2024 e veja por quanto

Foto: Divulgação

 

Não faltam conceitos de aeronaves elétricas futuristas de pouso e decolagem vertical no mercado, os chamados eVTOLs. Um nicho menos popular da turma é o dos carros voadroes, voltados para uso pessoal.
 
A ideia é conseguir criar modelos mais compactos e seguros que sejam fáceis de pilotar e que eventualmente possam até substituir os automóveis convencionais, ampliando as possibilidades de transporte e lazer sem precisar de certificados de pilotagem para voar.
 
 
A americana Doroni Aerospace aposta suas fichas nisso desde 2016 e acredita que chegou a hora de começar a revolucionar a mobilidade graças aos avanços da tecnologia de direção automatizada.
 
No ano passado, a marca apresentou oficialmente o H1, seu primeiro carro voador pessoal. O veículo de dois lugares vem equipado com dois conjuntos de asas, cada um com seu próprio par de hélices.
 
 
Imagem: Doroni Aerospace/Divulgação
 
 
O modelo pode ser operado por qualquer pessoa por conta de um sistema de controle proprietário, destaca a fabricante. O H1 pode levar até 226 kg de carga útil a bordo e ocupa duas vagas na garagem (onde pode ficar estacionado ou carregando).
 
Falando em carregamento, segundo a fabricante, bastam 20 minutos para ir de 20 a 80% de bateria. Sua autonomia é de 96 km por carga e a aeronave atinge até 225 km/h.
 
Disponibilidade e preço
 
O carro voador já está em pré-venda e chega primeiro ao Canadá por meio de uma parceria comercial com a operadora de aeronaves 3Points. A empresa já comprou 25 unidades do Doroni H1 e também está disposta a ajudar a fabricante nos próximos testes de voo do eVTOL.
 
As entregas para clientes individuais estão marcadas para começar no primeiro trimestre de 2024. O carro voador sai pelo pela bagatela de US$ 150 mil, o equivalente à cerca de R$ 765 mil.
 
Ficou curioso? Saiba mais sobre o carro voador H1 no vídeo abaixo.
 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS