SAÚDE: ANS inclui dois tratamentos contra câncer em prol de procedimentos

A Instituição aprovou a incorporação de Fotovaporização de próstata a laser e Levomalato de cabozantinibe. Com a mudança, planos devem garantir cobertura a partir de agosto

SAÚDE: ANS inclui dois tratamentos contra câncer em prol de procedimentos

Foto: Reprodução Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) incluiu dois tratamentos contra o câncer no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com a decisão, o levomalato de cabozantinibe, medicamento utilizado contra no tratamento de câncer de tireoide avançado, refratário à radioiodoterapia, passa a ter cobertura obrigatória dos planos de saúde a partir do dia 1º de agosto deste ano. O custo de 30 comprimidos de 40mg do medicamento pode chegar a R$48 mil.

 

Outro tratamento incluído foi a fotovaporização de próstata a laser, procedimento considerado minimamente invasivo que busca evitar o aumento da próstata, removendo o tecido que impede o fluxo urinário e também terá cobertura obrigatória dos planos de saúde.
 
 
As sugestões de incorporação ao rol da fotovaporização de próstata a laser e do levomalato de cabozantinibe foram feitas diretamente à ANS. Ambas passaram por todos os processos de avaliação da Agência, incluindo ampla participação social e criteriosa análise técnica, que utiliza metodologia de avaliação de tecnologias em saúde, à semelhança de países como Inglaterra, Canadá, Austrália e Alemanha.
 
 
Três novas terapias
 
Outras três novas terapias foram incluídas no rol de procedimentos, sendo a terapia com a proteína alfagalsidase para Doença de Fabry, uma monitorização da pressão arterial de cinco dias e a carboximaltose férrica, que atua no tratamento de pacientes com deficiência de ferro.
 
 
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS conta com tecnologias disponíveis aos beneficiários entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias, atendendo às doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, a lista já teve ao menos quatro atualizações.
Direito ao esquecimento
Qual pre-candidato a prefeitura de Porto Velho tem sua preferencia?
Como você classifica a gestão de João Levi em Nova União?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS