IMPLANTE CEREBRAL: Entenda a cirurgia que Chico Buarque fez para tratar hidrocefalia

Chico Buarque fez uma cirurgia no crânio para tratar uma condição chamada hidrocefalia de pressão normal (HPN)

IMPLANTE CEREBRAL: Entenda a cirurgia que Chico Buarque fez para tratar hidrocefalia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cantor e compositor Chico Buarque, de 80 anos, está em observação após fazer uma cirurgia no crânio na terça-feira (3). O procedimento foi feito para tratar uma condição chamada hidrocefalia de pressão normal (HPN).

 

A HPN ocorre quando o organismo perde a eficiência na absorção do líquido cérebro-espinhal, que é constantemente produzido e renovado ao longo do dia. Esse desequilíbrio pode gerar aumento da pressão intracraniana, chamada hidrocefalia de pressão normal.

 

As informações são do portal R7. Para corrigir o problema, os médicos implantam uma válvula diretamente no ventrículo cerebral, por meio de uma pequena abertura de cerca de dois centímetros. Essa válvula é conectada a um tubo que percorre o corpo por baixo da pele até a cavidade abdominal. Quando a pressão no cérebro sobe, o mecanismo se ativa, drenando o líquido excedente, absorvido pelo organismo e eliminado pela urina.

 

Quais os sintomas da hidrocefalia de pressão normal
 
A condição pode ser difícil de diagnosticar, já que os sintomas não surgem ao mesmo tempo, e são relacionados a outras doenças que atingem idosos, como Parkinson, a osteoartrite e a doença de Alzheimer.
 
Conforme o portal do dr. Drauzio Varella, os sintomas da hidrocefalia de pressão normal são:
 
Dificuldade para caminhar (apraxia da marcha),
Incontinência urinária e
Deficiência progressiva da memória e/ou das funções cognitivas.
 
Qual o estado de saúde de Chico Buarque após cirurgia
 
Chico Buarque está em observação pós-operatória após ser submetido a cirurgia no crânio na terça (3), no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
 
De acordo com nota publicada pela assessoria do cantor e compositor, o procedimento eletivo foi realizado para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal, que causa aumento do líquido intracraniano.
 
“A cirurgia transcorreu sem complicações e terminou rapidamente. O artista já se encontra no quarto, em observação de pós-operatório, com seu habitual bom humor”, disse a assessoria, que complementou que Chico Buarque é acompanhado por seu clínico-geral, o Dr. Antônio José Carneiro.
 
Ainda segundo a nota, publicada na noite desta terça-feira, o cantor deverá ter alta médica nas próximas 48 horas.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS