MUDANÇAS: SBT aposenta Silvio Santos e confirma Patricia Abravanel como substituta

Silvio Santos passou o bastão para Patricia Abravanel nas noites de domingo

MUDANÇAS: SBT aposenta Silvio Santos e confirma Patricia Abravanel como substituta

Foto: Divulgação

 
O SBT oficializou a aposentadoria de Silvio Santos. Sem nenhum alarde, a emissora passou a procurar diversas agências de publicidade nos últimos dias para entregar uma proposta comercial atualizada do programa que carrega o nome do apresentador desde a fundação do canal, há 41 anos. No material, obtido em primeira mão pelo TV Pop com fontes do mercado, a mensagem dada pela empresa é clara: o homem do Baú não volta mais para as noites de domingo e será substituído, em caráter definitivo, por Patricia Abravanel.
 
Na versão atualizada do plano comercial do dominical, a única aparição do dono da emissora é em uma foto tirada há um ano, que foi incluída no material ao lado da frase “um programa que supera o tempo e acompanha gerações”. Na página seguinte, o setor de vendas do SBT diz que o Programa Silvio Santos é “a melhor opção das noites de domingo” e apresenta um breve texto sobre alguns dos quadros da atração. Depois da apresentação, surge a novidade: “Comunicativa e bem humorada, Patricia Abravanel assume a atração, mantendo a tradição do programa”.
 
O plano comercial, preparado com imagens da herdeira de Silvio Santos já no novo estúdio do programa, exalta ainda o currículo da nova titular das noites de domingo do canal. “Patricia deu início a sua carreira artística como apresentadora no início de 2011. Ela já tem em seu currículo programas como Festival SBT 30 Anos, o Cante Se Puder, o Roda a Roda Jequiti, o sorteio da Tele Sena, Máquina da Fama, Topa ou Não Topa, além claro, do Programa Silvio Santos”, enumerou a emissora, que também exaltou os números obtidos pela comunicadora em suas redes sociais.
 
Até então, o SBT se esforçava para negar que Silvio Santos estivesse se aposentando do trabalho como animador de auditório. Durante a crise sanitária, o veterano ficou afastado por quase dois anos. Ele voltou a gravar em julho de 2021, mas foi contaminado pelo vírus da infecção respiratória. Recuperado, continuou em casa, e retornou aos palcos em abril deste ano, até ser acometido por um problema na voz, revelado com exclusividade pela reportagem do TV Pop. Em julho, Patricia reassumiu o comando do programa do pai, que não conheceu o novo cenário da atração.
 
Mobilização em vão?
 
O afastamento de Silvio Santos vinha gerando curiosidade nos telespectadores. No início do mês, Patricia Abravanel havia garantido que o comunicador não parou definitivamente e também não tinha passado o bastão para as filhas. “Quero dizer uma coisa: falam que Silvio Santos aposentou. Não, Silvio Santos não aposentou. ‘Ah, então ele não quer fazer o programa e passou o bastão?’, perguntam. Ele quer fazer o programa, sim. Ele não aposentou, nem passou bastão nenhum”, pontuou ela.
 
A família de Silvio Santos também estava mobilizada para reiterar que o apresentador não se despediu da televisão, embora as mudanças no formato do Programa Silvio Santos tenham deixado claro a intenção do canal de mudar a identidade para algo que tenha mais a cara da filha dele. Recentemente, Silvia Abravanel também reforçou que o veterano está bem de saúde e não tem planos de parar de trabalhar. “As mudanças de tempo mexeram com a saúde dele. Meu pai está cuidando da garganta, fazendo fono, mas está bem”, afirmou a titular do Sábado Animado.
 
Mesmo com toda a operação montada para induzir o público a acreditar que Silvio Santos está apenas temporariamente afastado dos palcos, tudo leva a crer que o empresário não deverá voltar aos estúdios — ao menos não com regularidade. O departamento Comercial do SBT, responsável pela elaboração do material que oficializou Patricia Abravanel aos domingos, tem apostado que o comunicador decidiu, de fato, encerrar a sua trajetória como apresentador. A reportagem, no entanto, também escutou outros gestores do canal, que apostam que ele não conseguirá ficar muito tempo sem apresentar programas de TV: um deles citou o exemplo do chileno Don Francisco, que chegou a anunciar sua aposentadoria, mas segue comandando atrações de maneira pontual.
 
Nos bastidores, há um consenso: nada no SBT é permanente e tudo pode mudar dependendo do humor — ou da falta dele — que Silvio Santos estiver quando levantar no dia seguinte. Procurada pela reportagem do TV Pop para falar sobre a aposentadoria de Silvio Santos e a mudança de abordagem com o mercado publicitário, a assessoria de imprensa do SBT enviou a seguinte nota na manhã desta quinta-feira (25). “Silvio Santos, até o momento, não anunciou a sua aposentadoria”, se limitou a dizer o departamento.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS