*O Coletivo Madeirista, grupo de artistas de Rondônia é um dos representantes do Brasil desde o último dia 16 de junho na Bienal Internacional das Novas Artes - Interativa 05 na cidade de Mérida/México, juntamente com os artistas Lucas Bambozzi e Lúcia Leão de São Paulo, que também mostram seus trabalhos nesse evento.
*A bienal está sendo apresentada nas três galerias do Centro Cultural Olimpo, na cidade de Mérida, assim como uma série de conferências e oficinas educativas abertas à comunidade compartilhadas por artistas, críticos e teóricos, os quais estarão enfocados na disseminação do emprego artístico das tecnologias mediáticas e eletrônicas no sudeste do México e América Latina.
*Segundo os artistas Joesér Alvarez, Flávio Dutka e Jean Ricardo, membros do Coletivo, o grupo foi convidado a apresentar a performance/intervenção "Inventário das Sombras" no local do evento, mas como o Ministério da Cultura não disponibilizou todas as passagens, ficou impossível apresentar o trabalho pessoalmente.
*O "Inventário das Sombras" é um trabalho que transita entre pintura/performance/vídeo-arte/intervenção urbana e o material documental resultante já está sendo disponibilizado na internet através de livre acesso. O vídeo-arte deve participar também em outro evento,o festival V::E::R:: - Arte Viva, que ocorre no Rio de Janeiro em agosto.