CineOca exibe filme ABC da greve e mostra historia política do pais

Na sessão dessa terça-feira, dia 13, do CineOca, o documentário de Leon Hirszman, atendendo a um pedido do próprio público, que assistiu ao filme “Eles não usam Black Tie”, do mesmo diretor, no início de setembro...

CineOca exibe filme ABC da greve e mostra historia política do pais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Na sessão dessa terça-feira, dia 13, do CineOca, o documentário de Leon Hirszman, atendendo a um pedido do próprio público, que assistiu ao filme “Eles não usam Black Tie”, do mesmo diretor, no início de setembro. Durante o debate, realizado após a exibição, ao ser comentado que os filmes de Hirszman tinham sido restaurados e relançados numa caixa especial, muitos ficaram interessados em ter acesso às demais produções, por isso a curadoria do cineclube decidiu incluir essa obra na programação de outubro, que destaca “Revisões Históricas” de momentos políticos importantes no Brasil e o mundo.
 
O documentário é um importante registro da história sóciopolítica recente do país. Segundo a socióloga Josiane Lombardi, em artigo sobre o filme, “ABC da greve' tem o privilégio de documentar a classe operária em movimento de confronto com os empresários e a repressão do regime militar. Momento de enormes e rápidos avanços da solidariedade e consciência de classe, que em tantos momentos fazia com que os operários superassem seu próprio líder carismático, como mostrado nas contradições entre as falas individuais e as decisões induzidas em assembléia e na vontade de levar a greve até às últimas conseqüência, mesmo após a cassação e prisão de seus líderes sindicais”.
 
O cenário é a mobilização de 150 mil trabalhadores, liderados pelo então torneiro mecânico Luiz Inácio da Silva, o Lula, o presidente do sindicato dos metalúrgicos. Diante da ameaça de intervenção por parte do governo, o cineasta parte com alguns membros da equipe para registrar os episódios. Acaba mostrando também as mazelas dos trabalhadores, as desigualdades e as contradições sociais frutos da luta de classes. Muitas cenas mostram favelas ao lado das fábricas, a retórica vazia dos representantes das empresas e do governo, o retrato do inferno na fundição de aço. O diretor dá voz e rosto aos trabalhadores, pessoas comuns, acompanhando-as às manifestações na fábrica, nas ruas e nas casas.
 
Um momento emblemático do filme é quando Lula está no paço municipal de São Bernardo e milhares de trabalhadores aguardam a sua vez de falar. O semblante carregado demonstra a consciência dos riscos que palavras mal empregadas ou idéias desarticuladas podem causar à greve e ao destino daquelas pessoas.
 
“ABC da Greve” é um antecedente necessário para os documentários contemporâneos de Eduardo Coutinho – “Peões” - e de João Moreira Salles – “Entreatos”, já apresentados pelo CineOca em 2005.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS