OSCAR 2023: Veja a lista dos cotados para receber a premiação, mas ficaram de fora

Viola Davis, protagonista indicada ao Sag Awards e o Bafta pelo papel, estava cotada para a categoria de melhor atriz — mas ficou de fora

OSCAR 2023: Veja a lista dos cotados para receber a premiação, mas ficaram de fora

Foto: Divulgação

Quando chegou aos cinemas no ano passado, A Mulher Rei recebeu muitos elogios por parte do público e da crítica especializada.

 

Repleto de tensão, o filme acompanha a história de um grupo de guerreiras africanas nos anos 1800 que tiveram suas narrativas ofuscadas pelos colonizadores europeus. Nada disso, porém, foi suficiente para o longa sequer ser lembrado pela Academia do Oscar, que divulgou seus indicados nesta terça-feira, 24.

 

Viola Davis, protagonista indicada ao Sag Awards e o Bafta pelo papel, estava cotada para a categoria de melhor atriz — mas ficou de fora. O mesmo aconteceu com a diretora, Gina Prince-Bythewood.

 

Nas últimas duas edições do Oscar, as mulheres dominaram a categoria de direção. Apesar de historicamente elas quase não terem sido lembradas, em 2021 e 2022, Chole Zhao, de Nomadland, e Jane Campion, de Ataque dos Cães, levaram, respectivamente, as estatuetas para casa.

 

Este ano, porém, a categoria é composta apenas por homens, deixando de lado nomes como Chinonye Chukwu, de Till – A Busca por Justiça, e a própria Gina Prince-Bythewood, de A Mulher Rei.

 

Outra diretora que estava cotava para competir pelo posto de melhor direção era Charlotte Wells, de Aftersun — outro longa esnobado que recebeu apenas uma indicação, de melhor ator para Paul Mescal.

 

Na categoria de atuação, a falta de alguns nomes também chamou a atenção. Apesar das 6 indicações de Top Gun: Maverick, uma das bilheterias arrasa quarteirão de 2022, o grande protagonista Tom Cruise, não foi lembrado.

 

O longa Os Fabelmans, espécie de biografia de Steven Spielberg, também enfrentou algo parecido. Com 7 indicações, o ator Paul Dano, que interpreta o pai de Spielberg no longa, ficou de fora das nomeações.

 

Quando o assunto são filmes de terror, é comum a Academia de Hollywood torcer o nariz. O terceiro longa de Jordan Peele, Não! Não Olhe! é o grande exemplo de esnobado do gênero este ano — apesar das críticas positivas e da boa bilheteria.

 

Na toada pop, Taylor Swift, que também tentava uma vaga no Oscar, não conseguiu a tão sonhada indicação. A cantora fez campanha massiva para o seu curta musical All Too Well: The Short Film ser indicado como melhor curta-metragem. Swift também tinha uma chance na categoria de melhor canção original com Carolina, do filme Um Lugar Bem Longe Daqui, mas a música não foi lembrada pelo Oscar.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS